Sem categoria
02/06/2021

Conheça as 4 vantagens oferecidas pela automatização de relatórios de obra

A automatização de processos é uma tendência cada vez mais comum nas empresas por apresentar diversos benefícios. Essa mesma lógica também é válida para a confecção do relatório de obra. Com a automação, as empresas tendem a ser mais produtivas e aproveitarem melhor os recursos disponíveis.

Pensando nisso, neste conteúdo explicaremos o que são os relatórios de obra, destacaremos sobre as principais vantagens de automatizá-lo e mostraremos como é possível gerar de maneira automática. Continue com a gente!

O que é o relatório de obra?

Trata-se de um documento que visa certificar a realização de serviços, esclarecer as dúvidas dos clientes e assegurar o cumprimento dos trabalhos. Além disso, o relatório de obra também informa e ajuda a avaliar os motivos de possíveis falhas técnicas, verificar atrasos e identificar despesas excessivas.

Esse documento pode ser preenchido pelo engenheiro responsável, o encarregado da obra ou mesmo um estagiário. No entanto, o relatório deve ser supervisionado por um profissional da obra, geralmente um engenheiro.

Quais as principais vantagens em automatizar relatórios de obra?

A automatização do relatório de obra proporciona diversas vantagens para as empresas. Entre os principais aspectos positivos da automação desse documento estão a produtividade e a redução de erros, retrabalho e custos. Na sequência, destacaremos sobre essas questões.

1. Otimização da produtividade

O primeiro aspecto positivo referente à automatização do relatório de obra é a otimização da produtividade. Isso acontece porque a sua empresa gastará menos tempo na realização de tarefas operacionais e burocráticas e, consequentemente, poderá focar seus esforços em atividades estratégicas e que possam contribuir para o crescimento do negócio. Vale notar que o ganho de produtividade pode ser obtido tanto no canteiro de obra como também no escritório da empresa. No primeiro caso, é possível diminuir o tempo na própria confecção do documento que passa a permitir a inserção de fotografias e assinaturas diretamente pelo App. No caso do escritório, os ganhos tendem a ser ainda maiores pois são eliminadas várias etapas de digitação e consolidação de dados. Esses ganhos podem ser direta e facilmente medidos e convertidos em reduções de custos.

2. Redução de erros

Todo o trabalho manual está sujeito a erros, sejam devidos à falta de atenção como também a problemas na interpretação equivocada de dados. Como todo o processo é automatizado, há a diminuição do número de erros na produção do relatório de obra. Os gestores poderão contar com informações confiáveis, possibilitando a tomada de decisões mais assertivas e eficientes.

3. Diminuição do retrabalho

A diminuição do retrabalho é um dos principais benefícios proporcionados pela automação, pois está ligado com a redução dos erros. Dessa forma, não será necessário fazer um mesmo processo novamente por causa de um erro anterior, possibilitando otimizar a produtividade e aproveitar melhor os recursos financeiros.

4. Redução de custos

Essa questão ocorre por diferentes motivos. Primeiramente deve-se considerar a redução das “horas homem” destinadas aos trabalhos de organização dos RDOs físicos, digitação, conferência e consolidação de dados. Um outro fator importante a ser considerado é que a versão digital dos Relatórios Diários de Obra propicia aos gestores ter informações praticamente em tempo real sobre eventuais desvios e problemas na execução, dando mais tempo para evitar que os impactos se tornem grandes demais.

Muitas vezes os Relatórios Diários de Obra são utilizados para comprovar os impactos causados por eventos de responsabilidade de terceiros e até mesmo dos clientes e documentos com registros robustos como os que contém fotos e mesmo a assinatura do cliente pode impedir o pagamento de multas devido a eventuais atrasos em obras.

Como gerar relatórios de obra automaticamente?

A melhor forma de gerar relatórios de obra de maneira automática é contando com um sistema especializado como o da DKRO. A empresa tem larga experiência no assunto e conta com profissionais especializados para fornecer o melhor suporte e atendimento.

O sistema DKRO possibilita acompanhar o andamento das obras em tempo real. Desse modo, fica mais fácil acompanhar o andamento de cada projeto e, consequentemente, otimizar toda a gestão empresarial.

Como é possível perceber, a automatização de relatório de obra é um procedimento bastante importante para as empresas, pois elas tendem a ser mais produtivas e também poderão aproveitar melhor os recursos disponíveis. É seguro garantir que a automação desse documento é uma prática fundamental para a expansão do negócio.Gostou deste conhecer as vantagens oferecidas pela automatização de relatórios de obra? Conheça a DKRO e veja como essa ferramenta própria ajudará na automação desse documento.

Escrito por Philippe Aymard

Leia Também