Gestão de Equipes
06/05/2021

Controle de ponto remoto: 5 motivos para implementar já!

Você sabe como funciona o controle de ponto remoto? Trata-se do uso de tecnologia para ter mais controle e segurança sobre a jornada dos funcionários de uma empresa. Essa questão é ainda mais relevante no contexto de contratos de trabalho regidos pela legislação CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo, destacamos o papel da tecnologia em proporcionar maior controle e segurança para o negócio, inclusive, na jornada de trabalho. Além disso, também falaremos sobre a relação do ponto com a gestão de equipes externas e explicaremos como os sistemas online podem contribuir. Acompanhe a seguir.

Como a tecnologia proporciona mais controle e segurança para os negócios?

As ferramentas tecnológicas são fundamentais para proporcionar melhor controle e segurança aos negócios. As empresas terão acesso a uma ampla gama de informações de diferentes áreas, o que facilita a gestão e o controle do empreendimento como um todo.

Qual a importância para a gestão de equipes externas?

Por diferentes motivos, o controle de ponto remoto é fundamental para a gestão de equipes externas. Entre eles estão o fornecimento de informações em tempo real, maior segurança, melhoria da transparência, a redução de custos e a otimização da produtividade. Falamos sobre cada uma dessas questões a seguir.

1. Fornecimento de informações em tempo real

O primeiro aspecto positivo do controle de ponto remoto faz referência ao fornecimento de informações em tempo real. Essa funcionalidade é interessante pois sua empresa terá acesso rápido às informações de presença de colaboradores em seus locais de trabalho e poderá agir, rapidamente, no caso de faltas ou atrasos, minimizando eventuais impactos negativos na operação.

2. Segurança

Outro aspecto positivo do controle de ponto remoto faz referência à segurança jurídica. As ferramentas de controle de ponto remoto propiciam o registro de todos os eventos da jornada do colaborador e caracterizam, adequadamente, o cumprimento dos períodos de descanso e intervalos para refeições. Dessa forma, a empresa obtém evidências robustas do local, data e hora de cada “batida de ponto”, o que permite uma gestão próxima e atuante sobre a rotina de trabalho de suas equipes externas.

3. Transparência

Tanto os gestores quanto os funcionários podem acessar os dados do controle de ponto remoto. Além disso, também é possível adicionar vários recursos nos registros, como anexar cópias de atestados, fotos, assinaturas e até mesmo a validação do ponto por biometria. 

Outra funcionalidade importante dessas soluções é a possibilidade de estabelecer os locais onde o registro de entradas e saídas está permitido. Essas “Cercas Eletrônicas” ajudam a garantir, além da visibilidade sobre a operação, que as regras de governança sejam integralmente cumpridas.

4. Aumento da produtividade e a redução de custos

Ter controle sobre o uso do tempo pelas equipes externas, normalmente, traz ganhos importantes em termos de produtividade, uma vez que a empresa adquire informações mais confiáveis e precisas sobre a jornada de cada colaborador. Esse ganho de produtividade tem efeito direto na redução dos custos,  o que pode ajudar a melhorar a lucratividade do negócio.

Com a eliminação, ou redução de tarefas burocráticas e manuais, torna-se possível produzir mais e em menos tempo, pois diversas atividades podem ser executadas automaticamente.

Além disso, os colaboradores da sua empresa terão a oportunidade de focar em elementos estratégicos e que possam contribuir para o crescimento do negócio. Ambas as questões, somadas, contribuem para a otimização da produtividade nos negócios.

Como os sistemas on-line contribuem para a automação?

Os sistemas online de gestão de equipes externas contribuem para a automação de diversas tarefas, já que conectam os colaboradores em serviços de campo com o backoffice. Eles contam com funcionalidades que facilitam a execução de tarefas de forma automática. Entre elas, podemos citar: monitoramento de atividades em tempo real; controle de ponto remoto; planejamento de rotas e outras.

Todos esses processos passam a ser executados automaticamente e, dessa forma, as empresas tendem a ser mais produtivas, pois os responsáveis pela gestão operacional podem se dedicar a questões mais relevantes para o negócio, já que não precisarão lidar com tarefas burocráticas e manuais de baixo valor agregado.

O controle de ponto remoto é um aspecto fundamental na gestão de equipes externas. Isso porque, por meio dessa prática, torna-se possível verificar o cumprimento de horários por parte dos trabalhadores e também analisar como estão os índices de produtividade de cada funcionário.

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Escrito por Philippe Aymard

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