Gestão de Processos
22/04/2019

Por que a automação é importante para seu negócio?

Você sabia que a automação é uma grande aliada para o crescimento do seu negócio? Hoje vamos te mostrar como e porquê

Quando você pensa em automação, alguns dos maiores benefícios que vem à mente são a eficiência e o aumento da produtividade.

A automação pode certamente ajudar as empresas a fazer mais com menos (produtividade), introduzindo fluxos de trabalho inteligentes e removendo tarefas redundantes.

A automação também aumenta a visibilidade do que está acontecendo em suas operações diárias, o que libera ainda mais tempo para se concentrar em questões críticas de negócios.

Dito isso, continue conosco. Você vai descobrir 5 maneiras pelas quais sua empresa pode se beneficiar da automação.

1. Melhoria na organização

Ferramentas de automação distribuem informações de forma organizada.

Por exemplo, quando você cria automaticamente uma proposta para um cliente e pode transformar a proposta em venda utilizando o mesmo sistema, todas as informações sobre o projeto e cliente estão no mesmo lugar.

Você não precisa procura-las em vários lugares.

A automação garante que as informações sejam enviadas automaticamente onde você precisar, mantendo suas informações atualizadas e impedindo que sua equipe gaste muito tempo procurando por elas.

2. Redução do tempo com tarefas redundantes

Um dos maiores benefícios para a automação é a quantidade de tempo que sua equipe economiza em tarefas manuais repetitivas.

Investir em automação ajuda sua equipe a reduzir o tempo gasto na criação de tarefas, como a abertura de tickets de atendimento, por exemplo.

Com base em uma estimativa, leva de 5 a 7 minutos para os técnicos abrirem novos tickets por conta de etapas manuais.

Com o roteamento automático de tickets, você pode reduzir o tempo gasto em tickets para apenas 30 segundos.

Para um profissional que trabalha com 20 ingressos por dia, isso resulta em 90 minutos por dia, ou 7,5 horas por semana, de produtividade adicional.

3. Processos bem estabelecidos

A melhor maneira de aproveitar ao máximo os benefícios da automação é garantir a criação antecipada de fluxos de trabalho e processos definidos.

Estabelecer esses fluxos de trabalho garantirá que você crie um conjunto de padrões que todos em sua equipe podem seguir sem precisar fazer trabalho adicional.

Depois que essas regras forem estabelecidas, esses processos podem ajudar a estabelecer consistência e eficiência em suas operações – e garantir que você forneça uma experiência consistente a seus clientes.

Além disso, os processos documentados podem ajudá-lo a dimensionar tudo, facilitando a realização de mais em menos tempo.Sua equipe pode se concentrar em fornecer um excelente atendimento ao cliente e fazer um ótimo trabalho quando não precisa perder tempo pensando sobre o processo em si.

4. Visibilidade

Manter planilhas, contas e processos separados torna difícil realmente enxergar o desempenho da sua empresa.

Para ver quantos projetos são concluídos por dia ou com que  rapidez os projetos são entregues, talvez seja necessário reunir informações sobre o desempenho de cada funcionário para enxergar a empresa como um todo.

As ferramentas de automação aumentam a visibilidade das operações da sua empresa, centralizando os dados de uma forma que ajuda a identificar o desempenho da sua empresa.

Você pode até isolar o desempenho de membros e de um determinado departamento.

5. Responsabilização

Com tantos sistemas diferentes, pode ser difícil saber exatamente o que está acontecendo a cada momento.

Por exemplo, se um funcionário quisesse excluir tarefas que não deseja realizar, você precisaria de processos para saber que isso aconteceria.

E se apagar fosse um acidente? Como saber se algo foi acidentalmente excluído e ter oportunidade de recuperar as informações.

A automação reduz erros humanos ao fornecer uma trilha digital para toda operação em um só lugar.

Ela fornece maior responsabilidade pelas ações de todos os diferentes sistemas, portanto, questões como essa não são um problema.

A automação pode – e deve – ser a chave para o crescimento sustentável de seu negócio

A automação é uma maneira fácil de desenvolver a responsabilidade crescente, a visibilidade e os processos centralizados necessários para que sua empresa cresça e atenda mais clientes.

Ao selecionar as ferramentas de automação corretas para o seu negócio, garanta que quaisquer soluções que você esteja avaliando ajudem nessas áreas-chave. A automação ajuda você a gerenciar fluxos de trabalho, automatizar tarefas redundantes, fornecer experiência consistente a todos os seus clientes irá ajudá-lo a fornecer níveis superiores de serviço aos seus clientes.

Escrito por Philippe Aymard

Leia Também