Blog
22/02/2021

Relatório Diário de Obra: por que investir em um software?

Você sabe quais as vantagens de investir em um software para elaborar um relatório de obra? Em uma análise inicial, essa questão pode parecer um mero detalhe. 

No entanto, esse investimento é fundamental, pois garantirá que o documento tenha informações corretas e chegue rapidamente para quem deve tomar decisões no escritório. Além disso, a ferramenta tecnológica deixa todo o processo menos oneroso e mais prático.

Pensando na importância desse tema, neste post, destacamos a importância e os benefícios de investir em um sistema especializado no assunto. Continue com a gente!

Quais os benefícios de investir em um software especializado para relatório de obra?

Destacamos anteriormente sobre a necessidade de informações fidedignas em um relatório de acompanhamento de obra. A melhor forma de se obter dados remotos seguros é por meio de um software especializado no assunto.

Entre as principais razões estão a geração automática de relatórios personalizados, a diminuição de erros, a redução de custos com pessoal e otimização do tempo, a redução do uso do papel e a confiabilidade dos dados. Abordaremos sobre essas questões na sequência do artigo.

Geração automática de relatórios personalizados

Essa questão é muito importante, pois um sistema especialista fornecerá automaticamente os relatórios a partir dos dados de campo sem a necessidade de conferências, cobranças e a compilação de dados que demandam muitas “horas-homem” atrasando a disponibilização das informações e onerando o processo administrativo.

Desse modo, você terá mais segurança na tomada de decisões e também conhecerá a realidade e o desempenho de diferentes setores da sua empresa

Eliminação de erros

Os meios tradicionais de reportar as informações de produção e qualidade das obras consideram o uso de formulários em papel ou planilhas que requerem que seus dados sejam redigitados em outras planilhas e sistemas corporativos.

A cada interação manual com os dados surge o risco da ocorrência de erros diversos, então não é apenas uma questão de tempo e custo; rotinas manuais podem incorporar inconsistências que levem a decisões erradas e muito desgaste.

Esses erros, mesmo que pequenos, podem trazer grandes prejuízos para a companhia. Por isso, é muito importante investir em um sistema que automatize a geração de relatórios e indicadores a partir dos dados de campo, pois ele ajudará a reduzir o número de erros nas operações e, consequentemente, evitar o retrabalho. 

Redução de custos com pessoal e otimização do tempo

Um dos principais benefícios do sistema de gestão remota faz referência a capacidade de otimizar o tempo e também diminuir os custos com pessoal.

Sobre a questão do tempo não há muitos segredos. Quando se trabalha com tecnologias em nuvem, é possível compartilhar as informações em relação a uma obra com todos os interessados de qualquer local. Só é necessário estar conectado à internet.

Isso pode incluir, por exemplo, revisões no cronograma de obras, informações sobre ocorrências, problemas de execução em relação ao projeto, etc. Dessa maneira, o uso de ferramentas digitais pode evitar problemas de comunicação e promover a eficiência em diferentes áreas da empresa.

Vale destacar ainda que a sua equipe não precisará destinar um grande tempo para tarefas burocráticas de baixo valor agregado e não perderá tempo com a papelada. Essas características ajudam não só a reduzir os custos com pessoal como também foca seu tempo em atividades mais estratégicas para o negócio.

Redução do uso do papel

Junto da redução, e mesmo da eliminação do uso do papel em muitos processos de gestão, as empresas se beneficiam com reduções em muitos custos indiretos, como material para copiadoras, espaço físico, combustível, e muitos outros insumos que, somados, representam ganhos em termos de custos que vão direto para melhorar o resultado. 

Confiabilidade dos dados

Outra questão muito importante é a fidelidade dos dados. Um sistema que disponha de funcionalidades mobile pode gerar facilmente as evidências sobre os problemas reportados, permite a marcação automática de local, data e hora de cada registro e conta com backups automáticos reduzindo, significativamente, as chances de interpretações equivocadas e perdas de informações..

Por esse motivo, você terá a segurança de contar com os dados presentes no sistema, pois eles são fidedignos e confiáveis. Dessa forma, será possível tomar decisões melhores para o futuro do seu empreendimento.

Este artigo foi útil para você? Conheça agora a nossa página de serviços e veja como podemos ajudá-lo no assunto.

Escrito por Philippe Aymard

Leia Também