Muitas vezes, vemos gestores preocupados com a falta de visibilidade da equipe externa e a lentidão das informações recebidas sobre o serviço. O monitoramento remoto é a ferramenta ideal para lidar com esse problema.
Com o controle digital, você saberá em tempo real onde e quando as pessoas iniciaram o trabalho e quais foram as atividades realizadas ao longo da jornada. Os profissionais foram pontuais? Cumpriram os intervalos? Estão fazendo horas extras? Foram encaminhados para as atividades corretas?
Tudo isso fica a um clique do gestor, que consegue tomar as decisões necessárias conforme a situação. Continue a leitura e entenda como funciona essa tecnologia!
Entenda como funciona o monitoramento remoto
Em termos simples, o controle de ponto digital é aplicado a partir de duas variáveis: local e tempo. Pelo aplicativo de celular do colaborador, o gestor consegue obter a localização do profissional, enquanto o funcionário indica seus horários de entrada, intervalos e saída nas atividades internas e externas.
As informações são encaminhadas para o software de gestão de equipes externas, que funciona como uma central de comando. Essa tecnologia vai transformar os dados obtidos em informações úteis para o gestor tomar as decisões:
- notificações sobre ausências dos colaboradores;
- relatórios de gestão sobre o aproveitamento do tempo, horas extras etc.;
- painéis e gráficos para visualizar a jornada do colaborador, entrada, saída, intervalos etc.;
- controle de agenda e tarefas.
Do ponto de vista do colaborador, o monitoramento remoto reduz o tempo gasto com controle de ponto e retrabalhos, usando de formulários digitais para a notificação de ocorrências, por exemplo. É algo que agiliza a vida do profissional que quer realizar logo as suas atividades, em vez de perder tempo com burocracias.
Conheça os principais benefícios do ponto digital
Ao adotar o monitoramento remoto da jornada, o gestor recebe instantaneamente as informações sobre as equipes, tendo total visibilidade dos colaboradores. Além disso, uma série de benefícios serão percebidos no controle de ponto.
Verificar se o colaborador está cumprindo os requisitos legais
A legislação trabalhista traz inúmeras regras sobre o aproveitamento do tempo dos colaboradores, impondo limites de jornada, intervalos obrigatórios e horas extras. Esses requisitos se somam aos da gestão das rotinas das equipes, como a pontualidade para chegar no local do serviço e o controle dos tempos em trânsito. Ao fazer o monitoramento remoto, conseguimos verificar se todos esses indicadores estão sendo cumpridos da maneira correta.
Garantir a saúde e bem-estar dos colaboradores
Enquanto gestores, desejamos profissionais produtivos e motivados, e o monitoramento remoto ajuda a atingir esse objetivo. Com um ponto digital, conseguimos saber se o profissional está descansando, fazendo as refeições e respeitando os intervalos, logo, tomando os devidos cuidados com o bem-estar no trabalho.
Fazer o controle de horas extras
A tecnologia possibilita o controle rigoroso das horas extras. Com o uso do monitoramento, hoje é possível não apenas ter o registro rigoroso das horas trabalhadas, mas o acompanhar toda a jornada para identificar os fatores que contribuíram para que determinada rotina fosse realizada fora do horário normal de trabalho.
Com isso, reduzimos desperdícios que ajudam a amenizar os custos e otimizar o tempo disponível dos colaboradores.
Mitigar erros nas marcações
O software de gestão força o colaborador a seguir um padrão para inserir os dados, evitando que ele cometa erros, como escrever data e local equivocadamente. Assim, evitamos retrabalhos como ter de revisar várias folhas anteriores ou pedir para o colaborador refazer a marcação.
Melhorar a comunicação
Todos os processos de comunicação são melhorados, principalmente com a disponibilização de informações em tempo real. Com planilhas e anotações manuais, o gestor precisa esperar a chegada das folhas para, só então, entender o que aconteceu em campo. Já com o monitoramento remoto, atrasos, entradas e saídas podem, até mesmo, ser notificadas em tempo real.
Planejar o tempo da equipe
O monitoramento remoto também contribui com informações que, futuramente, vão ajudar os gestores a tomar melhores decisões. Planejar as escalas, saber o tempo necessário para concluir o trabalho, decidir o melhor trajeto e uma série de outras decisões se tornam mais fáceis com dados sobre o tempo das equipes.
Vale ressaltar que as funcionalidades para fazer o monitoramento remoto podem ser facilmente implementadas. Aqui na DKRO, ajudamos as empresas com o software de gestão específico para os desafios da gestão de equipes remotas.
A tecnologia está disponível como um serviço digital e o sistema pode ser acessado pela internet. Em nossa experiência, o software como serviço (SaaS) leva a redução de até 41% em relação aos custos de gestão.
Sendo assim, se você busca uma solução completa para fazer o monitoramento remoto e ter o controle sobre o tempo das equipes, a tecnologia pode ser implementada de maneira rápida e com baixo custo. O controle remoto de jornada é uma excelente medida para tornar a gestão de equipes externas mais ágil, estratégica e eficiente.
Quer conhecer o software de gestão e tirar as suas dúvidas? Fale com um de nossos consultores e entenda como aplicar no seu negócio!