Você sabe que a tecnologia permite a você monitorar remotamente seu pessoal em serviços externos? Essa prática tem sido uma tendência cada vez mais presente e permite que as organizações façam um acompanhamento detalhado de todo o trabalho da sua equipe do início até o fim, ou seja, é possível planejar as diversas tarefas e fazer o acompanhamento da execução em tempo real.

Pensando na importância desse assunto, neste post explicaremos como funciona o monitoramento remoto, qual sua importância para a gestão das rotinas, e destacaremos as principais funcionalidades da ferramenta. Continue lendo!

O que é o monitoramento remoto?

Antes de qualquer coisa, vamos falar o que é essa tecnologia. Monitoramento Remoto consiste na capacidade de acompanhar um processo, ativo ou pessoa à distância por meio de uma conexão com um computador não conectado à rede local. Um exemplo são as câmera de vigilância que enviam imagens para uma central de segurança.

É possível aplicar o monitoramento remoto tanto a lugares e ativos estáticos como também àqueles que estão em constante movimento. Nesse caso é muito útil adicionar outras tecnologias como as que permitem determinar a localização do “objeto do monitoramento”. Uma das tecnologias mais populares para determinar a Geolocalização é a do Sistema Global de Posicionamento, GPS da sigla em inglês.

Qual a importância dessa ferramenta?

O monitoramento remoto possibilita o entendimento sobre o que acontece em diferentes operações nas empresas. Isso, consequentemente, facilita o trabalho de equipes de gestão de processos permitindo agir de forma proativa para evitar ou corrigir imprevistos ou falhas de execução.

Como as equipes de gestão  não podem estar presentes fisicamente em todas as situações que envolvem o contato com clientes ou quando um determinado problema acontece, podemos afirmar que o monitoramento remoto contribui para otimizar a produtividade e a qualidade do serviço prestado pelas empresas, pois possibilita que as situações sejam resolvidas mais rapidamente e de maneira efetiva.

Alguns benefícios decorrentes do monitoramento remoto de equipes externas

As ferramentas de monitoramento podem ser utilizadas com muitas vantagens na gestão empresarial para monitorar pessoas e processos que ocorrem fora dos escritórios, contribuindo de forma decisiva para um desempenho superior. Entre elas estão o acompanhamento em tempo real do status de cada visita, o acompanhamento das rotas de cada funcionário e o acesso em tempo real dos registros gerados pelos profissionais e o registro de ponto, entrada e saída dos funcionários. Abordaremos sobre essas questões detalhadamente neste artigo. Confira!

Acompanhamento do Status das Visitas e dos Roteiros

A plataforma de monitoramento remoto possibilita o registro da rota percorrida pelo funcionário, o horário de chegada e saída do local e permite saber todos os registros relacionados a essa atividade como o tempo gasto para executar a tarefa, os problemas enfrentados, os materiais utilizados e muito mais. 

Registro de Ponto Remoto

Sabia que a folha de ponto já pode ser obtida com sistemas móveis de registro eletrônico? A tecnologia de Monitoramento Remoto permite que o funcionário “bata o ponto” sem precisar ir até a empresa com grandes economias de tempo e nos custos relacionados aos deslocamentos. Com essas ferramentas é possível saber, além dos horários de entradas e saídas a localização do funcionário em cada momento.

Essa prática também é positiva tanto para a empresa, que terá um controle efetivo sobre o uso do tempo pelas equipes externas, como para o colaborador. Isso porque o período trabalhado é contabilizado automaticamente garantindo seus direitos, como as horas extras.

A DKRO conta com um sistema de monitoramento remoto simples de usar e muito eficaz. Trata-se de uma das ferramentas mais robustas do mercado e permite acompanhar toda a operação em tempo real numa visão de Mapa e o registro dos eventos do dia em uma Linha do Tempo, possibilitando o acompanhamento preciso do pessoal sem depender de anotações manuais.

Por esses motivos, o monitoramento remoto é uma ferramenta indispensável para quem quer melhorar o controle sobre os serviços, reduzir custos e mesmo melhorar o nível de serviços. Isso porque, ajuda as empresas a acompanharem, de forma precisa, a jornada da sua equipe de campo do início ao fim. Além disso, essa plataforma contribui para otimizar a produtividade das organizações. 

Este artigo explicando sobre a importância do monitoramento remoto foi útil para você? Assine já a nossa newsletter e receba outros conteúdos incríveis como esse em primeira mão, no seu e-mail.