O que é compilação de dados automática e como ela pode ajudar sua empresa a crescer

Um dos motivos para buscar um sistema de gestão de equipes externas é ter ferramentas para medir o desempenho da equipe e melhorar os processos. Entre as mais importantes, está a compilação de dados automática. Você conhece essa tecnologia?

A partir dessa solução, somos capazes de exibir indicadores de desempenho em dashboards, produzir relatórios e visualizar o andamento das atividades em tempo real. Construímos, portanto, as bases para tomada de decisão mais ágil e assertiva.

Para conhecer a compilação de dados e entender como ela influencia as decisões, continue a leitura deste conteúdo. Explicamos os pontos mais importantes a seguir!

O papel da compilação de dados

As decisões baseadas em dados exigem que a empresa adote mecanismos de coleta de informações. É o caso, por exemplo, de realizar pesquisas, avaliações, captura de dados por software, anotações manuais, etc.

Depois disso, as informações precisam ser diferenciadas umas das outras para que possamos responder às nossas perguntas e entender a situação. Entre a coleta e a análise, existe uma etapa chamada compilação, em que o material é organizado conforme os objetivos da pesquisa.

Se, por exemplo, você quiser entender qual serviço externo é mais rentável. Precisamos separar as diversas informações sobre o tema:

  • Quais são os serviços da empresa?
  • Quantas vendas foram realizadas em cada um deles?
  • Qual foi o ticket-médio das vendas?
  • Quais são os custos?
  • Quanto o serviço deixa de margem?

Assim, dados sobre a satisfação do cliente, competência do colaborador, distância percorrida e tantos outros não respondem à nossa pergunta. Portanto, a compilação de dados vai colocar cada coisa em sua categoria para que possamos diferenciar o que será utilizado na análise que desejamos fazer do restante.

A evolução da compilação de dados

Antes, a compilação de dados era um processo manual. No exemplo anterior, seria preciso analisar os livros da empresa, cadernos de anotação e outros documentos para coletar e, posteriormente, organizar as informações.

Logo após, tornou-se possível coletar informações em documentos e bancos de dados eletrônicos, bem como usar planilhas de computador. O processo continuava manual e lento, mas um pouco mais eficiente que o modelo em papel.

Hoje, a compilação de dados é um processo que pode ser automatizado. À medida que as informações sobre clientes, vendas, serviços, transporte, etc. são inseridas no software, na outra ponta os relatórios, indicadores, dashboards e gráficos já podem ser gerados e atualizados. É um sistema dinâmico e eficiente.

A aplicação da compilação automática de dados

Os dados coletados são utilizados em análises do ambiente interno ou externo, tomada de decisões, planejamento estratégico, pesquisa e desenvolvimento, entre outros. E, com dados para orientar nossas escolhas, conseguimos resolver diversos problemas.

Um deles é medir o desempenho de processos e equipes com agilidade e eficiência. Afinal de contas, relatórios que levariam dias, semanas ou meses para serem produzidos (dependendo da quantidade de dados) são obtidos de forma instantânea.

Também é comum usar a tecnologia para medir a saúde financeira. Imagine que a empresa vivencia um momento de alta nos combustíveis. Esse impacto pode ser medido imediatamente se houver informações organizadas sobre os custos da atividade, e a automação permite esse acompanhamento em tempo real.

Outro uso é identificar oportunidades de negócio. Para ilustrar, o gestor pode conhecer mais profundamente seu grupo de clientes e serviços com dados disponíveis sobre vendas, faixa etária, profissão, localidade, etc.

Enfim, há diversas aplicações em atividades como mensurar o desempenho, identificar oportunidades de negócio e resolver problemas.

Benefícios da compilação de dados

Para resumir, ao contar com a compilação de dados automatizada, o gestor terá uma série de benefícios:

  • Relatórios digitais automatizados;
  • Indicadores de desempenho e dashboards atualizados automaticamente;
  • Informações confiáveis para entender a situação e tomar decisões;
  • Dados para análise e identificação de oportunidades de negócio;
  • Maior controle e visibilidade sobre a operação.

No caso da gestão de equipes externas, você pode utilizar a nossa solução completa para ter essas vantagens na sua empresa. O software de gestão de equipes faz toda a compilação e estruturação de dados automaticamente, exibindo indicadores e relatórios, bem como permitindo análises de Business Inteligence (BI).

Também existe facilidade para coletar os dados. Você pode, por exemplo, utilizar formulários digitais para receber informações enviadas pelos colaboradores em campo. Além disso, os dados são coletados à medida que a tecnologia é utilizada no dia a dia, no andamento das atividades e processos.

Sendo assim, o sistema de gestão de equipes externas é um meio fácil e descomplicado para ter acesso às informações, a partir da aplicação da compilação de dados automatizada. Assim, permite que empresas de todos os tamanhos tenham mais inteligência na tomada de decisão e consigam melhorar seus resultados.

Quer entender como a tecnologia funciona na prática, conheça as soluções da DKRO para gestão de equipes externas!

Compartilhe:

Escrito por <strong>Philippe Aymard</strong>

Escrito por Philippe Aymard

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias