Entenda o que é um dashboard e para que serve

A tecnologia trouxe diversos facilitadores para aumentar a visibilidade dos processos e melhorar a tomada de decisão. Entre as mais úteis no dia a dia, está o painel de informações, ou dashboard.

Com ele, temos as informações mais importantes sempre à mão. Assim, entendemos o que está acontecendo e respondemos mais rapidamente, agindo na mesma hora ou reconhecendo a necessidade de buscar mais detalhes sobre a situação.

Se quiser tirar dúvidas sobre o que são dashboards e como eles funcionam, continue a leitura. Reunimos os pontos mais importantes a seguir!

O que são dashboards?

Não há uma tradução exata para a palavra “dashboard”. As opções mais utilizadas são “painel de controle”, ”painel de informação” e “painel de gestão”.

Em todos esses casos, a ideia é a mesma: um local em que as informações mais importantes são resumidas em conjunto com elementos visuais. É assim no dashboard ou painel de informações de um carro, é assim na tela de um software de gestão.

Por isso mesmo, podemos identificar as seguintes características em um bom dashboard:

  • Trazer as informações essenciais;
  • Ter informações corretas, ou seja, ser confiável;
  • Estar livre de distrações desnecessárias;
  • Facilitar a compreensão com elementos visuais.

Além disso, com a tecnologia, é importante que esse dashboard seja dinâmico e esteja atualizado a partir dos dados coletados no dia a dia da empresa.

Quais são os principais tipos de dashboard?

As informações do dashboard estão relacionadas à área em que ele será aplicado. Haverá um para o financeiro, outro para o comercial, um terceiro para serviços de obras e assim por diante. Outra característica é termos diferentes tipos de painel conforme o nível hierárquico do usuário na empresa.

Dashboard operacional

O nível operacional traz informações mais relacionadas à produtividade diária: tarefas em andamento, colaboradores ocupados, ordens de serviço pendentes, tempo de atendimento, máquinas em funcionamento, etc. Logicamente, a composição exata depende do tipo de atividade.

Dashboard tático

Já o tático ou analítico reorganiza informações com o objetivo de auxiliar na melhoria de um setor. Em vez de acompanhar o dia a dia em tempo real, vemos o desempenho histórico e indicadores de qualidade em diversos períodos, como semana, mês e ano.

Aqui, por exemplo, não estamos preocupados com as visitas de vendas em andamento, finalizadas ou pendentes no presente, mas quantas foram na semana, a receita gerada, a taxa de conversão, etc. para avaliar e melhorar esses indicadores.

Dashboard estratégico

Por fim, o dashboard estratégico informa a empresa sobre o andamento geral dos negócios e suas estratégias. É comum o painel conectar a atividade da empresa com seus resultados financeiros, como reunir a receita, custos, lucratividade, folha de pagamento, entre outros pontos.

Quais são as vantagens?

O painel de controle é um modelo que pode ser utilizado em diferentes soluções de tecnologia. Geralmente, a empresa tem acesso a partir do sistema de gestão, e os benefícios de contar com dashboards são os seguintes.

Padronização de indicadores

Em primeiro lugar, a empresa consegue padronizar os números que pretende acompanhar. Logo, o gestor tem responsabilidades e prioridades bem definidas, facilitando o trabalho.

Otimização de processos

Os dashboards são bastante utilizados para melhorar o desempenho. Aliás, após planejar e implementar uma medida, o resultado será visto pelo desempenho no painel, e esse retorno pode ser utilizado para fazer novos ajustes ou reforçar pontos, até alcançar um processo otimizado.

Fluxo de trabalho ágil

O gestor também consegue entender o que está acontecendo e orientar a equipe mais rapidamente. Inclusive, é uma forma de melhorar processos que dependem de etapas de aprovação do líder.

Acompanhamento da performance empresarial

Em vez de informações escondidas em um banco de dados ou arquivo, o dashboard dá visibilidade sobre os resultados da organização nos níveis operacional, tático e estratégico.

Aqui na DKRO, temos diversos exemplos de dashboards, como os relatórios diários de obras, controle de visitas externas e controle de tarefas. Além disso, o software permite a personalização de workflows, e o gestor pode receber as informações dentro das particularidades do negócio ou da área em que atua.

O uso de dashboards é uma tendência porque traz diversos benefícios para a gestão. Por isso, é importante contar com um sistema de gestão de equipes para ter acesso à ferramenta e acompanhar os resultados-chave da sua empresa.

Então, gostou de conhecer os painéis de informação? Para ficar por dentro de outras tendências de tecnologia e negócios, siga nossas páginas no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Compartilhe:

Escrito por <strong>Philippe Aymard</strong>

Escrito por Philippe Aymard

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias