Tomar boas decisões em um negócio pode ser algo muito complexo. Por isso, precisamos de relatórios gerenciais bem estruturados, em que existe consistência de dados, para aumentar as probabilidades de acerto.
Podemos até errar uma ou outra vez, mas a forma como chegamos até as decisões deve ser justificada e assertiva. Só assim, no longo prazo, os ganhos vão superar as perdas para ser possível realizar uma gestão de sucesso.
Então, que tal compreender a importância da consistência de dados um pouco mais a fundo? Continue a leitura e entenda por que investir em bons relatórios gerenciais!
A importância dos relatórios gerenciais
Em um relatório, obtemos uma descrição da situação de uma empresa, departamento, setor, equipe, atividade, etc. Temos relatórios mais específicos, como os de manutenção ou de inspeção de segurança, e também temos os relatórios mais gerais, como os resultados anuais da organização.
Embora alguns relatórios possam cumprir formalidades, o papel deles é ajudar o gestor a compreender a situação a partir de resultados, estatísticas, pesquisas e indicadores. A consistência dos dados está ligada a essas informações serem coerentes e representarem bem a realidade.
Ao ler corretamente o contexto, entendendo a situação e as complicações, o gestor pode formular as perguntas certas e oferecer respostas às questões identificadas. E quanto mais consistentes forem os dados, mais eficazes tendem a ser a atuação desse profissional.
O uso de dados na tomada de decisão
Com o data driven (direcionamento de processos e decisões em dados), os gestores conseguem entender as situações com mais objetividade. As estatísticas são um termômetro do que está acontecendo, melhorando as informações disponíveis para tomar decisões.
Os dados fazem com que as decisões não sejam apenas embasadas em intuição. Há diversos exemplos em que percebemos essa diferença e os impactos no sucesso da gestão.
Na prática, as análises realizadas por meio de dados costumam ter os seguintes objetivos:
- descrição — esclarecer um cenário e o histórico de determinado assunto;
- diagnóstico — mapear e compreender as causas de um problema;
- predição — descrever cenários que podem acontecer, considerando probabilidades;
- prescrição — identificar medidas que podem ser implementadas.
Imagine, para ilustrar, uma queda da lucratividade. Relatórios sobre desempenho dos colaboradores, indicadores de gestão de pessoas (rotatividade, turnover, total de funcionários, etc.), dados sobre vendas e diversos outros vão auxiliar o gestor a descrever o cenário e entender a causa do problema.
Os benefícios da consistência de dados
Para terem o impacto desejado na tomada de decisão, os dados devem ser 100% seguros e consistentes. É preciso que essa “matéria-prima” esteja adequada para evitar erros com consequências graves para os resultados da empresa.
Compreender a situação
A consistência de dados é importante para que o relatório seja uma representação mais adequada da realidade. Assim, o gestor pode compreender o que está acontecendo e tomar melhores decisões.
Evitar erros e retrabalhos
Já quando as informações não estão corretas, a gestão pode ter de desfazer medidas, realizar ajustes ou resolver problemas causadas por uma leitura equivocada da realidade. Por isso, a consistência também é importante para minimizar erros e retrabalhos.
Oferecer feedbacks mais adequados
Os feedbacks concedidos para as equipes tendem a contribuir mais para os profissionais se desenvolverem. Além disso, é mais fácil sensibilizar os profissionais sobre a necessidade de mudanças, se as informações são fundamentadas em dados, e não apenas em opiniões.
Criar um histórico para acompanhar os resultados
Por fim, a consistência de dados ajuda a empresa a criar um histórico, entendo seu desempenho ao longo do tempo. É comum, por exemplo, comparar relatórios anteriores e posteriores para saber se, após certas mudanças, houve alguma melhoria.
Como obter relatórios consistentes?
Hoje, o melhor caminho para obter dados consistentes é usar a tecnologia. O software DKRO, por exemplo, conta com soluções de relatórios automáticos e digitais para gestão de equipes.
Informações em tempo real
As informações estarão acessíveis rapidamente para que os gestores possam atuar na correção de desvios a tempo de evitar prejuízos maiores.
Redução de atividades administrativas
Com a automatização, o tempo dos colaboradores pode ser dedicado a outras atividades, uma vez que os relatórios são gerados pelo software.
Personalização de indicadores
Os relatórios gerados podem se basear em indicadores definidos pela empresa. Assim, cada negócio pode adaptar as informações recebidas para suas realidades.
Dados concretos e seguros
Os dados são obtidos a partir de um sistema confiável e de informações disponibilizadas pela própria empresa. Consequentemente, os relatórios são mais consistentes, e o gestor pode confiar no conhecimento produzido.
A consistência de dados será fruto do conjunto dessas funcionalidades, minimizando-se erros com a automação, personalizando os indicadores e tendo como base um sistema confiável.
Logo, com o software de gestão de equipes, você terá mais qualidade e quantidade de informações para decidir.
Para entender as funcionalidades e os benefícios da tecnologia, conheça agora mesmo as soluções de relatórios da DKRO!