Data driven é um termo que pode ser traduzido como “orientado por dados”. Na gestão do mundo digital, é um atributo relevante e os gestores de equipes externas podem se beneficiar de diferentes maneiras ao implementar esse conceito.
Agir com fundamento em dados traz segurança e confiança nas próprias decisões. Em vez de apenas uma percepção individual sobre o cenário, as situações serão esclarecidas com base em elementos objetivos.
Neste conteúdo, você entenderá o que é data driven e quais são os benefícios de aplicar o conceito na gestão de processos envolvendo equipes externas. Continue a leitura e receba insights relevantes para o seu negócio!
O que é data driven?
Data driven é a orientação de processos, decisões e atividades por dados. O conceito tem origem na Ciência de Dados, onde os dados são campo de estudo e auxilia outras áreas, como Economia, Administração e Sociologia, com embasamento e conhecimento em suas atividades.
Hoje, a popularização do data driven se deve bastante à tecnologia de análise de big data. As organizações não apenas reúnem grandes volumes de dados em diferentes formatos todos os dias, mas podem extrair conhecimento para suas atividades com essa combinação de tecnologia, metodologia científica e estatística.
Por que o conceito de data driven está em alta?
O data driven melhora nossa capacidade de entender a situação e possibilita a tomada de decisões mais assertivas. Isto é, ao estruturarmos um processo, realizarmos uma mudança, recompensamos uma equipe, etc., teremos a confiança de que consideramos todos os fatores relevantes para a escolha que foi realizada.
Um primeiro campo de aplicação do conceito é a Business Intelligence (BI). Nele, utilizamos a orientação por dados para encontrar soluções de negócios, mapear novas fontes de receita, aumentar as vendas, criar ou modificar produtos e serviços, entre outras finalidades.
Além disso, podemos usar o data driven para melhorar a eficiência e desempenho operacional. É um caso recorrente na gestão de equipes externas, em que a tecnologia pode coletar indicadores sobre tempo, produtividade, custos, satisfação dos clientes e outras informações úteis para os gestores.
Quais são os benefícios do data driven?
A tecnologia serve de apoio para o gestor. Além de contar com o conhecimento e a experiência individuais e da equipe, o líder passa a enxergar os cenários a partir dos números, que podem confirmar, modificar ou descartar aquilo que era apenas uma percepção dos envolvidos no processo decisório.
Usar os dados de campo para tomar decisões e ter insights sobre o negócio
O primeiro benefício é usar as informações sobre o que acontece em campo nas decisões tomadas. Os relatórios e indicadores aproximam o gestor da realidade da empresa e melhoram a comunicação interna. Além disso, questões que não eram vistas até então podem vir à tona, trazendo insights sobre a gestão da empresa.
Ter uma visão 360° dos processos
Os processos ganham visibilidade e são analisados por diferentes ângulos. É comum, por exemplo, que o gestor identifique um problema, como um desperdício, erro ou baixa produtividade, mas não saiba exatamente qual é a causa. O data driven pode trazer esse esclarecimento em diversas situações.
Reduzir custos da empresa
Ter dados sobre a operação facilita sobretudo a identificação de problemas nos processos e fluxos de trabalho que terão impacto financeiro. Na gestão de equipes externas, por exemplo, diversos relatórios estão relacionados aos custos:
- horas extras;
- eficiência das rotas escolhidas;
- consumo de materiais;
- desempenho do colaborador;
- quantidade de erros e retrabalhos.
Além disso, podemos acompanhar números que vão impactar nas vendas e receitas. Saber se o cliente está satisfeito e verificar se as entregas estão ocorrendo no prazo são dois exemplos de indicadores de desempenho nesse sentido.
Ter um planejamento mais estratégico
A capacidade de entender o negócio e visualizar os processos traz inteligência para a estratégia. De um lado, temos mais informações para eleger os meios adequados para alcançar os objetivos e metas. De outro, dados confiáveis melhoram nossas projeções e trazem mais previsibilidade para o gestor.
Vale ressaltar que, embora use da tecnologia, ciência e estatística, a orientação por dados é uma prática de gestão acessível para as empresas. Afinal, graças à automação de tarefas, os softwares de gestão conseguem acompanhar indicadores e gerar informação atualizada de forma automática.
Em síntese, os softwares de gestão entregam soluções prontas para quem não tem os recursos, conhecimento ou interesse para construir a tecnologia do zero. Além disso, com a computação em nuvem, o sistema pode ser adquirido como um serviço, usando quase sempre dos computadores, celulares e acesso à internet já disponíveis na organização.
Por isso, o data driven é um conceito interessante para melhorar a gestão de equipes externas. Não só é uma medida adequada para tomar decisões mais assertivas, como acessível para micro, pequenas e médias organizações.
Para entender os impactos da tecnologia mais a fundo, confira nosso conteúdo sobre inovação na gestão de equipes externas!