A formação de equipe, sem dúvida, é um ponto de grande atenção, mesmo diante de outros assuntos relevantes, como tecnologia e processos. Mas como formar um excelente time?
Atualmente, as equipes multidisciplinares ganham força como modelo para enfrentar os desafios de negócios. Isto é, o segredo é ter pessoas com diferentes conhecimentos, experiências e habilidades que se complementam no dia a dia.
Ao entender as características das equipes multidisciplinares, você terá um norte para contratar e capacitar as pessoas. Por isso, continue a leitura e entenda a importância da formação de equipes para o sucesso na gestão de equipes externas!
Qual é a importância da formação de equipe?
Uma boa equipe tem o capital humano necessário para realizar uma estratégia de negócios. Esse conjunto de competências, acumulado coletivamente, é o que determina se, diante das situações, os colaboradores vão conseguir resolver problemas, criar produtos, propor melhorias de processos, entre outras entregas de valor.
Imagine, por exemplo, que um cliente reclame da execução de um serviço de campo, como uma manutenção ou dedetização. Será que a equipe conta com alguém com o perfil de comunicação, empatia, paciência, etc.? E será que se todos os colaboradores tiverem essas mesmas características, conseguiríamos dar conta do restante das tarefas?
Precisamos enriquecer o capital humano para estar coberto em diferentes situações e suas variáveis. Até porque, muitas vezes, a solução depende de inovação e criatividade, e se todos os profissionais tiverem os mesmos conhecimentos e habilidades pode ser difícil pensar em algo diferente.
Como montar uma equipe de sucesso?
A formação de equipes deve buscar pessoas que tenham competências individuais complementares às demais. Assim, quando somadas, as capacidades dos diferentes membros do time se tornam ainda mais valiosas.
As equipes esportivas, como as de basquete e futebol, são um bom exemplo. Nelas, vemos diversos profissionais que, embora tenham habilidades e funções diferentes, se complementam dentro do jogo.
Um zagueiro não joga com as mesmas habilidades do atacante, tampouco o jogador central em relação ao arremessador de três pontos. Porém, todos são necessários em seus contextos e precisam estar alinhados.
Avaliação de competências
Um primeiro passo é aplicar um modelo de avaliação de competências para identificar os pontos fortes e fracos de cada profissional. Geralmente, essas avaliações são compostas de perguntas sobre os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o trabalho.
Assim, a partir de respostas em escalas (0 a 10 ou 0 a 5), entendemos os graus de desempenho nas diferentes competências.
Recrutamento e capacitação
A gestão de desempenho traz informações para entender as necessidades da equipe, que podem ser complementadas com contratações ou capacitações. Muitas vezes, as empresas já contam com uma rotatividade mínima, e você pode usar as novas contratações para formação de equipe.
Já a capacitação pode ser feita para desenvolver o perfil profissional T. Nele, o colaborador tem um conhecimento geral sobre o serviço, mas também uma área de especialização.
Por exemplo, você pode ter um auxiliar que, embora conheça um pouco de cada área, é excelente na organização das escalas, roteiros de visita e agenda do time. E assim podem ser planejadas as demais funções.
Quais são os benefícios da formação de equipes qualificadas?
Os cuidados na formação de equipe trazem diversos benefícios para a empresa, além de minimizar os “incêndios” que o gestor precisa apagar no dia a dia. Confira alguns exemplos.
Maior engajamento e produtividade
As pessoas são mais engajadas e produtivas em trabalhos compatíveis com seus perfis e competências. Com uma boa formação de equipe, conseguimos tirar o melhor de cada um, além das habilidades e conhecimentos se complementarem.
Entregas com um nível de qualidade mais alta
Ter uma equipe com diversas competências também contribui para a satisfação dos clientes, aumentando o nível das entregas. É um time que consegue lidar com mais variáveis do trabalho e, assim, remover os obstáculos que surgirem nas atividades.
Menores taxas de retrabalho
Com mais qualidade, temos menos erros. Portanto, o gestor minimiza os retrabalhos, que são um dos maiores desperdícios na prestação de serviços. Perceba que existe uma conexão entre as melhorias e o retorno financeiro, em termos de custos e receitas.
Junto a uma boa formação de equipe, vale a pena investir em controlar melhor os processos, a execução dos serviços e o desempenho dos colaboradores. Para isso, você pode contar com a tecnologia.
O software de gestão de equipes externas traz toda a visibilidade necessária para gerir o time. Você sabe quais são as tarefas, como está a execução, onde o time está localizado, entre outras informações. Além disso, existem soluções de automação, como relatórios e indicadores, que vão ajudar a melhorar o desempenho.
Sendo assim, a combinação entre a formação de equipe e tecnologia para gerir o serviço de campo com eficiência será um diferencial. É uma forma de aumentar ainda mais a qualidade dos serviços e contribuir para o crescimento da empresa, com vantagens competitivas.Então, que tal refletir sobre a formação do seu time agora mesmo? Confira o conteúdo sobre os desafios da gestão de equipes externas e entenda para que o seu time deve estar preparado!