Dicas para gestores
08/02/2021

Capacitação Profissional — A transformação que vem de dentro

Ao longo das últimas décadas, o mercado profissional vem se tornando cada vez mais competitivo e exigindo profissionais bastante qualificados. Com todas essas atualizações, tanto as empresas precisam se manter estudando e entendendo as novidades do mercado quanto os colaboradores precisam estar constantemente atualizados . E é justamente aí que entra a força da capacitação profissional. 

Afinal, a capacitação visa preparar os colaboradores para as novas exigências mercadológicas de maneira contínua. Sendo assim, ela é importante para desenvolver os funcionários em algumas habilidades específicas (sejam técnicas ou pessoais), melhorando o desempenho da empresa em diversos aspectos.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre os benefícios da capacitação profissional e alguns passos para iniciar esse processo no seu negócio. Continue lendo o texto e saiba mais sobre o assunto.  

3 benefícios da capacitação profissional

Como dito, a capacitação profissional é importante em diversos aspectos, tanto para as pessoas, quanto para as empresas. Abaixo, listamos três dos que consideramos bastante relevantes nesse sentido. 

Maior autonomia nas operações

Um profissional capacitado para manusear uma ferramenta específica, por exemplo, se sente muito mais seguro do que outro que não a entende. Isso é natural e ao longo do tempo dará autonomia para o primeiro, pois ele vai se familiarizar cada vez mais e conseguirá reagir diante de problemas e extrair insights relevantes. 

Sensação de reconhecimento

Uma empresa que capacita os seus colaboradores sempre ganha pontos, pois eles sentem que o seu trabalho está sendo reconhecido. Afinal, ninguém investe em quem não acredita, não é mesmo? Isso retorna para a instituição, melhorando a relação entre os funcionários e aumentando a chance de reter talentos. 

Aprimoramento técnico e estratégico

Outro grande benefício da capacitação profissional é o desenvolvimento em áreas específicas do negócio. Isso porque a empresa investirá onde sentir necessidade de evoluir para atender as demandas internas e externas. Sendo assim, é possível aprimorar questões técnicas e/ou estratégicas que estejam defasadas por algum motivo. 

Como investir na capacitação profissional?

Depois de conhecer e entender todos esses benefícios, muitos gestores enfrentam um grande questionamento: como alcançá-los de maneira certeira, gastando dinheiro com algo que trará resultados? 

Essa não é uma tarefa difícil, mas você precisa identificar necessidades, treinar os colaboradores e acompanhar a evolução deles. Veja um pouco mais sobre cada ponto abaixo. 

Mapeie gargalos na operação

Um ponto que deve ser observado é se a empresa tem alguma dificuldade para fazer tarefas rotineiras. Afinal, se essas atividades estão empacando, muitas outras também podem sofrer do mesmo problema. A partir daí, você pode encontrar necessidades básicas que a instituição tem para serem resolvidas. 

Além disso, é importante perceber onde o trabalho não está sendo executado da melhor maneira possível devido à falta de capacidade técnica. Isso porque, se isso está acontecendo em algum setor específico, é porque seu pessoal  pode estar precisando de ações de desenvolvimento. E é aí que os treinamentos de capacitação profissional entram. 

Desenvolva um treinamento 

Depois de identificar as necessidades, aqui o foco deve ser mapear as principais habilidades que devem ser desenvolvidas. Pense se essa capacitação profissional é feita para profissionais terceirizados, ou para membros da própria empresa, e também se é necessário buscar conhecimento fora da companhia ou se existem pessoas da própria equipe que estejam aptas a transmitir o seu conhecimento aos demais. 

Ao desenvolver um treinamento, uma questão importante a ser considerada é o tempo e os custos associados ao esforço. Quantas horas de treinamento serão necessárias? Em quantos dias ou semanas essa carga de treinamentos será oferecida? Os colaboradores farão o treinamento no horário de trabalho ou fora desses períodos? Quais os impactos no andamento de suas atividades? 

Acompanhe a evolução

Quem não mensura os resultados nunca sabe o que realmente está acontecendo durante todo o processo. Pensando nisso, é importante ter em mente que você deve acompanhar a evolução de todo o programa de desenvolvimento, enquanto ele estiver acontecendo e depois que for totalmente finalizado. 

Durante a capacitação profissional, observe se todos os envolvidos estão aprendendo e tenha algumas metas predefinidas para verificar se eles as estão alcançando. Depois, estipule novos objetivos e veja se quem finalizou a capacitação profissional está conseguindo se desenvolver durante o exercício da função ou se é necessário criar algum outro programa. 

Se o treinamento foi oferecido porque a empresa detectou algum “gargalo” como dito no início deste artigo, é importante acompanhar o que aconteceu com o indicador considerado. Houve melhora? Essa é uma verificação muito importante para avaliar a eficácia do treinamento e sua contribuição para o sucesso da companhia.

Quer saber mais dicas sobre capacitação profissional e outros assuntos relativos a esse universo? Então siga-nos nas redes sociais, estamos sempre ajudando empresas a evoluir nessa e em diversas outras questões!

Escrito por Philippe Aymard

Leia Também