Nos dias atuais, quase tudo depende da tecnologia para funcionar. E, junto aos inúmeros benefícios que as inovações trouxeram, existem preocupações cada vez maiores com a segurança digital.
O tema é tão importante que as empresas podem ser responsabilizadas por violações de dados. Além disso, é uma situação que pode gerar perdas de informações relevantes, prejudicar a imagem do negócio e, é claro, repercutir nos resultados financeiros.
Neste conteúdo, abordamos a importância da segurança da informação e quais providências sua empresa pode tomar para minimizar os riscos. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
Por que se preocupar com segurança digital?
A segurança digital tem o objetivo de garantir que as informações da empresa permaneçam invioláveis quanto à integridade, disponibilidade e confidencialidade. Imagine, por exemplo, uma ação de risco, como abrir um arquivo de fonte desconhecida recebido por e-mail.
Se, ao ter um vírus instalado, o criminoso tem acesso ao que é digitado pelo teclado ou pode roubar dados, ele pode obter informações que apenas pessoas autorizadas deveriam ter acesso, como senhas e cartão de crédito. É um exemplo de violação da confidencialidade.
Outro exemplo seria um vírus que bloqueasse o acesso aos arquivos da empresa e solicitasse o envio de uma quantia de resgate. Nesse caso, os dados não estariam mais disponíveis, inclusive, com a possibilidade de extorsão pelos criminosos.
Um terceiro caso poderia ser um programa que sobrescreve as informações contidas no HD dos computadores, gerando erros ou inutilizando os arquivos. Nesse caso, haveria um dano à integridade.
Quais são os benefícios?
Uma boa política de segurança digital é um investimento importante. Entre outros desafios, ela nos ajuda a lidar com as seguintes situações.
Prevenir o vazamento de dados
As empresas conseguem minimizar os riscos de violação e roubo de dados. Assim, elas mantêm não apenas suas informações protegidas, mas as dos clientes, que podem ter os dados utilizados para uso nos processos, produtos e serviços.
Controlar o compartilhamento de informações
Outra vantagem é garantir o acesso às informações dentro das regras estabelecidas pela empresa. Por exemplo, o nível de acesso do diretor financeiro será diferente do colaborador que executa o serviço em campo.
Realizar assinatura segura de documentos
Também é possível assinar documentos e certificar sua autenticidade digitalmente com respeito à privacidade das pessoas. Um exemplo do primeiro caso é o colaborador que envia um formulário digital assinado. Outro é uma pesquisa de satisfação que garanta o anonimato do cliente.
Manter-se in compliance
A política de segurança digital é fundamental para a empresa estar em conformidade com regras legais e éticas, que é o significado de estar in compliance. Aliás, após a LGPD, a penalização com multas e indenizações por violação de dados é uma realidade.
Como manter a segurança digital?
A segurança digital depende da combinação de medidas de educação com o uso de tecnologias adequadas. Agora que você já entende a importância do tema, confira algumas dicas para minimizar os riscos na sua empresa.
Atualize regularmente os softwares
Crie o hábito de atualizar os aplicativos e softwares da empresa. Contratar softwares como serviço (SaaS) na nuvem reduz esse risco de forma significativa, mas ainda assim é preciso ter atenção com alguns sistemas. Lembre-se de atualizar o java, antivírus e o próprio sistema operacional.
Tenha políticas de atualização de senhas
Outro cuidado importante é orientar os colaboradores sobre a necessidade de mudar senhas periodicamente. Essa política pode ser feita com disparos programados de e-mails para os funcionários lembrarem de efetuar a mudança, ou com bloqueios nos próprios softwares solicitando a alteração.
Oriente os colaboradores sobre as falhas humanas
Os colaboradores precisam ser orientados sobre os cuidados de segurança, pois os comportamentos inseguros podem levar a violações, mesmo quando a empresa conta com excelentes recursos de tecnologia. Veja algumas orientações:
- não compartilhar senhas e dados pessoais;
- usar senhas fortes, ou seja, com combinação de caracteres diversos;
- ativar a autenticação de dois fatores em aplicativos sensíveis, como os de bancos e os de mensagem;
- não abrir arquivos de emails sem conhecer a exata procedência;
- não instalar programas de fontes desconhecidas.
Quando esses cuidados são esquecidos, o colaborador expõe não apenas os próprios dados, mas as informações da empresa.
Utilize a computação em nuvem
Por fim, a computação em nuvem é uma solução que minimiza os riscos de segurança digital, protegendo contra ataques virtuais e mantendo backups dos arquivos. Nela, em vez de assumir todas as etapas desse risco, a empresa se torna usuário dos serviços especializados.
Logicamente, os cuidados de usuário permanecem, como atualizar o sistema operacional e modificar as senhas. No entanto, as tarefas de manutenção dos servidores e atualização dos softwares de gestão são executadas pelos próprios fornecedores.
Essa é uma forma de realizar backups com mais eficiência. No armazenamento na nuvem, seus arquivos ficam distribuídos em diversos servidores, que podem estar em qualquer parte do mundo. Assim, existe reposição caso o arquivo sofra algum tipo de dano à integridade.
No caso do software de gestão de equipes, você pode contar com toda a tecnologia necessária via computação em nuvem. Aqui na DKRO, disponibilizamos um sistema completo como serviço digital, e você terá acesso às funcionalidades como serviço.
Sendo assim, é possível melhorar rapidamente os níveis de segurança digital, como também fazer isso por um excelente custo-benefício. Como tudo está disponível online, você pode fazer a implementação imediata nos próprios computadores e celulares já utilizados.Conheça o sistema de gestão de equipes externas para melhorar a segurança de dados e otimizar a produtividade do seu time!