Tecnologia
07/04/2021

4 motivos para você abandonar o papel e investir em sistemas que operam sob o conceito SaaS

Você sabe por que a sua empresa deve abandonar o papel e investir em soluções SaaS que usam armazenamento em nuvem? Os processos manuais apresentam uma série de desvantagens e podem acarretar prejuízos como o retrabalho, o maior número de erros nas operações, entre outras questões relevantes.

Nesse contexto, muitos empreendedores podem ter dúvidas sobre como funcionam os Sistemas de Gestão baseados na nuvem. Pensando nisso, neste conteúdo explicaremos detalhadamente como funcionam os conceitos SaaS e de Computação em Nuvem e também destacamos os principais motivos para o seu negócio abandonar o papel. Continue com a gente!

Como funciona o armazenamento em nuvem?

Trata-se de um modelo de disponibilização de capacidade de armazenamento e processamento de dados (principalmente) sob demanda por meio de um provedor remoto. Esse provedor é capaz de aumentar ou reduzir a oferta desses recursos de modo a atender “prontamente” às alterações nas necessidades dos clientes.

O serviço é fornecido sob demanda, ou seja, cada sistema tem uma capacidade específica de armazenar dados e os preços são estabelecidos de acordo com essa característica. Quanto mais informações precisarem ser armazenadas, maior será o custo do plano.

O serviço apresenta a vantagem de eliminar a necessidade da compra e gerenciamento da sua própria estrutura de armazenamento e processamento de dados. Dessa forma, não é necessário destinar um espaço somente para armazenar essas informações, que, consequentemente, acaba gerando uma economia de custos nas empresas.

Já o conceito SaaS – a sigla em inglês para Software como Serviço – é o de licenciar o uso de uma aplicação sem que o cliente seja obrigado a adquiri-la. Nesse modelo de contratação o software normalmente está “na nuvem” contratada pelo fornecedor e os usuários acessam a aplicação por meio da Internet.

Vale destacar também que essas tecnologias contribuem para a integração de dados, a redução de erros e ajudam também a otimizar a produtividade nas companhias. Além disso, as companhias não precisam se preocupar com várias questões de segurança de dados e, assim, podem focar nos pontos mais importantes dos negócios.

Quais são os motivos para o seu negócio abandonar o papel?

Por diversas razões, o armazenamento em nuvem e a consequente eliminação do papel tendem a ser vantajosos para o seu empreendimento. Entre os principais motivos estão o fato de a sua empresa, por meio dessa troca, ser mais produtiva, diminuir custos, eliminar o retrabalho e recuperar dados com facilidade. Destacamos sobre essas questões abaixo.

1. Ser mais produtivo

A primeira razão para abandonar o papel e investir em um sistema de armazenamento em nuvem é ser mais produtivo. Isso porque, por meio do Cloud Computing, você eliminará diversas tarefas burocráticas e poderá focar seus esforços em atividades estratégicas e que possam contribuir para o crescimento do seu negócio.

A otimização da produtividade é uma das questões mais importantes para as empresas, pois elas poderão executar mais atividades e em menos tempo. Desse modo, a sua empresa conseguirá aproveitar melhor os recursos disponíveis em prol do crescimento do negócio.

2. Diminuir custos

Outro motivo importante para abandonar o papel e contar com um sistema informatizado é a redução de custos empresariais. Essa questão acontece por diferentes motivos.

Primeiramente, você não precisará destinar amplos espaços físicos para fazer o armazenamento de documentos. Isso porque todos os arquivos poderão ser armazenados e salvos automaticamente na nuvem.

Além disso, você poderá alinhar de maneira mais eficiente a capacidade dos recursos contratada com suas necessidades, evitando investimentos desnecessários em capacidade ociosa.

A quantidade de técnicos necessários para a manutenção e operação da rede de computadores tende a ser menor visto que uma parte considerável de sua estrutura de TI estará com seu provedor de serviços na nuvem.

3.Eliminar o retrabalho

A eliminação do retrabalho é outra questão fundamental. Essa questão acontece porque por meio de um sistema informatizado, como o cloud computing. As ferramentas tecnológicas possibilitam a redução do número de erros e isso contribui justamente para a redução do retrabalho. Além disso, com a redução há a otimização da produtividade.

4. Recuperar dados com facilidade

A recuperação rápida dos dados é outro aspecto positivo proporcionado pelo armazenamento de nuvem e a adoção de sistemas especialistas. Isso porque, a ferramenta faz o backup automático das informações mantendo-as seguras sem a necessidade de rotinas e intervenções feitas pelos usuários e técnicos de TI da empresa.

Desse modo, você poderá contar com informações confiáveis e que o ajudarão a tomar decisões seguras e assertivas para o crescimento e a expansão do seu empreendimento.

Como é possível perceber, os processos manuais feitos no papel apresentam várias desvantagens e é muito vantajoso contar com um sistema informatizado para otimizar a produtividade do seu negócio.

Agora que você já sabe quais os motivos para abandonar o papel e investir em uma solução SaaS, confira este conteúdo, e veja como a digitalização de documentos pode impulsionar o seu negócio.

Escrito por Philippe Aymard

Leia Também