Tecnologia
25/06/2019

Inovação, Tecnologia e Negócio

Vivemos atualmente um período convencionado de “quarta revolução industrial” ou “Indústria 4.0.”, caracterizado pelo conjunto de inovações tecnológicas que possibilitam a fusão do mundo físico e digital.  As questões a respeito da produtividade, redução de custos, controle e gerenciamento de processos, customização da produção, dentre outros, foram diretamente impactados pela indústria 4.0.

Hoje, o grande desafio das empresas é fazer uso eficiente de seus recursos para alcançar competitividade no mercado. Os grandes players buscam melhorar a qualidade e eficiência de seus processos, implementando formas mais eficientes de gestão que possibilitam a orientação de processos e decisões a partir da análise de dados em tempo real.  E as inovações tecnológicas são as grandes aliadas nesse processo.

Novas tecnologias vêm surgindo a cada ano e estão revolucionando os negócios no Brasil e no mundo; não só na área de desenvolvimento de produtos e/ou processos, mas também nas áreas de estratégias de marketing, recursos humanos, atendimento ao cliente etc.

Os novos softwares de gestão e monitoramento de equipes externas, por exemplo, são capazes de mostrar, em tempo real, o andamento das atividades em campo, auxiliando na tomada de decisão estratégica dos gestores e no gerenciamento de crises.

A coleta e leitura de dados gerados por esses softwares permitem armazenar informações dos mais diversos tipos, como relatórios e ordens de serviços, relatórios de visita, relatórios de despesas, checklists, pesquisas, agendas eletrônicas, registros de ocorrências, entre outras. São informações que podem ser cruzadas e gerar padrões estatísticos para auxiliar na gestão da equipe externa.

Além disso, essas ferramentas tecnológicas oferecem redes de mensagens instantâneas que possibilitam uma COMUNICAÇÃO ÁGIL E EFICIENTE entre gestores, colaboradores e clientes, fator essencial para atingir os objetivos de qualquer empresa.

A aplicação dessas tecnologias traz, portanto, ganhos de eficiência, produtividade e redução de custos.

Neste cenário atual de constante inovação, as novas tecnologias desempenham um papel fundamental e se tornaram cruciais. Se alinhadas aos processos, objetivos, metas e políticas da empresa, geram novas oportunidades, agregam valor e garantem uma vantagem competitiva significativa no mercado. 

Escrito por Philippe Aymard

Leia Também