Gestão de Segurança do Trabalho
13/04/2022

Inspeção de segurança em máquinas e equipamentos: por que é importante?

A inspeção de segurança em máquinas e equipamentos é um procedimento necessário. Independentemente do tipo, do tempo e do uso pois esses sempre levarão a desgastes dos aparelhos, veículos, esteiras, enfardadeiras e afins. Por isso, a preocupação com acidentes de trabalho deve ser permanente.

Ao realizar diagnósticos periódicos das condições de máquinas e equipamentos, podemos identificar fatores de risco. As inspeções de segurança permitem controlar e antecipar problemas, em vez de apenas reagir quando eles acontecem.

Neste conteúdo, abordamos por que você deve planejar esse procedimento e como a tecnologia pode ajudar a sua empresa. Continue a leitura e melhore as condições de saúde e segurança do trabalho!

Para que serve a inspeção de segurança em máquinas e equipamentos?

Os diferentes tipos de inspeção de segurança constatam fatores de risco, mensuram a dimensão do problema e sugerem as medidas preventivas e corretivas necessárias. Dessa forma, conseguimos minimizar as chances de acidentes e doenças.

Imagine, por exemplo, uma fissura em um dos componentes de uma máquina. Se não houver nenhuma avaliação periódica, a tendência é a operação, em princípio, continuar mesmo com o risco de rompimento e acidentes.

Qual é a importância desse procedimento?

O procedimento é fundamental para minimizar os riscos de acidentes e doenças no trabalho. Além disso, pode contribuir para que as máquinas e equipamentos recebam manutenção e mantenham seus níveis de produtividade.

Garantir uma operação segura

Sem dúvidas, o ganho mais importante é a prevenção. Com a inspeção de segurança em máquinas e equipamentos, estamos muito mais próximos de consolidar uma situação de zero acidentes na operação, que é o objetivo principal da segurança no trabalho.

Identificar e corrigir riscos

O principal ganho é que mapeamos sintomas aparentes e não aparentes de potenciais falhas e risco para as pessoas. Os sintomas aparentes acontecem com fissuras, vazamentos de óleo, peças frouxas, etc., enquanto os não aparentes são constatados após testagens, como medir a temperatura e o ruído.

Manter as equipes satisfeitas

A segurança é um dos fatores mais importantes para que o colaborador possa realizar um bom trabalho. Além disso, caso o ambiente seja inseguro, a tendência é a pessoa deixar o emprego na primeira oportunidade. Não à toa, a rotatividade de pessoal está ligada à segurança no trabalho.

Evitar grandes prejuízos financeiros

Os prejuízos financeiros das quebras repentinas são graves. Mesmo se não causar um acidente de trabalho, a interrupção da produção gera problemas nos prazos de entrega e pagamentos. Sem contar que um pequeno problema pode escalar, até mesmo, para inutilização da máquina ou equipamento.

Minimizar os riscos legais

A segurança do trabalho é uma obrigação das empresas. Entre outras regras, a empresa deve ficar atenta às normas reguladoras do trabalho, como por exemplo:

É importante dar atenção à inspeção de segurança em máquinas e equipamentos também para evitar os problemas legais, pagamento de indenizações e multas.

Como a tecnologia pode ajudar a sua empresa?

A tecnologia tornará as inspeções de segurança mais fáceis de planejar, executar e controlar na sua empresa. Aqui na DKRO, oferecemos um sistema completo para gerir esses procedimentos. Veja alguns benefícios de contar com o nosso software.

Conte com formulários e checklists onlines

Você pode eliminar o papel do processo e realizar todo o procedimento através de formulários digitais. Neles, é possível padronizar a entrada de informações e personalizar a lista de verificação para cada máquina ou equipamento, minimizando os erros e retrabalhos nas inspeções de segurança.

Receba relatórios e indicadores automatizados

As informações coletadas são utilizadas pelo software para emitir os relatórios automaticamente. Com isso, haverá mais disponibilidade da equipe, que não ficará ocupada com essa burocracia que poderia demorar horas. Portanto, você pode realizar inspeções de segurança com mais frequência e melhorar a prevenção.

Realize a assinatura e autenticação digital

As entregas dos profissionais de segurança podem ser assinadas digitalmente, além de haver o registro de data e local dos atos praticados. Com isso, você tem total controle e consegue comprovar a autenticidade dos documentos.

Controle as atividades de ponta a ponta

Resumidamente, você consegue visualizar todos os registros em uma única plataforma de forma centralizada, tendo mais visibilidade e controle. Além disso, o software pode ser integrado a outros sistemas da gestão e pode ser rapidamente implementado como serviço digital.

Portanto, o software DKRO traz as ferramentas necessárias para otimizar a inspeção de segurança em máquinas e equipamentos. Assim, você pode ser mais eficiente nessa atividade, economizando custos, evitando erros e trazendo mais confiabilidade para o procedimento periódico.

Se quiser conhecer a tecnologia e tirar dúvidas, confira nossas soluções para inspeções de segurança!

Escrito por Philippe Aymard

Leia Também