8 dicas para evitar acidentes de trabalho

Evitar acidentes de trabalho está entre as maiores prioridades das empresas. Afinal, caso os acidentes ocorram, os reflexos disso são terríveis para a organização, já que podem acarretar problemas de ordem jurídica e, sobretudo, afetar a qualidade de vida das pessoas, que são os ativos mais importantes de uma organização.

Neste artigo, vamos refletir sobre acidentes de trabalho e como encontrar as melhores formas de evitá-lo.

Boa leitura!

O que é acidente de trabalho? 

A definição de acidente de trabalho está fixada na lei, que declara, logo em seu artigo segundo, que o acidente de trabalho é qualquer tipo de lesão física ou perturbação funcional que afete o funcionário a serviço da empresa ou no exercício do trabalho.

Por perturbação funcional, entende-se algum tipo de reflexo físico ou mental que afete ou reduza a capacidade para o trabalho. Essa afetação pode ser tanto temporária como permanente.

Formas de acidentes de trabalho mais comuns

Para evitar acidentes de trabalho é preciso utilizar-se de diversas estratégias, sendo sempre imprescindível a obtenção e análise de informações confiáveis.

Gestores, líderes e profissionais de todas as áreas precisam ter acesso à informação que forneça substrato para impedir que situações graves ocorram no ambiente de trabalho.

E não basta manter o foco unicamente no ambiente produtivo pois pesam sobre a empresa, inclusive, ônus quando um colaborador se acidenta no caminho de casa para o trabalho e vice-versa. A classificação a seguir mostra as diferenças em relação a esse critério.

Acidentes típicos

A principal categoria de acidentes de trabalho são os chamados acidentes típicos. Essa categoria diz respeito àqueles acidentes que ocorrem objetivamente no desenvolvimento e execução dos trabalhos.

É o caso, por exemplo, de um funcionário que escorrega em um chão liso ou molhado e sofre algum tipo de fratura. Ou, ainda, quando algum colaborador sofre um acidente em decorrência da falta de EPI’s adequados.

Dentro dos acidentes típicos, vale a pena chamar a atenção para a dorsalgia, um tipo de distúrbio causado pela falta de postura física adequada no ambiente de trabalho. Nesse sentido, tem surgido uma série de cadeiras ergonômicas, cuja proposta é evitar que funcionários que trabalham sentado sintam os reflexos da má postura na coluna.

Acidentes de trajeto

Enquanto os acidentes típicos ocorrem no desenvolvimento do trabalho, os acidentes de trajeto são, como o nome indica, aqueles acidentes que acontecem quando o funcionário está indo ou voltando do trabalho.

Naturalmente, não são todos os acidentes que poderão ser classificados assim. É preciso que o funcionário esteja em um trajeto sem desvios anormais entre a empresa e sua residência.

8 modos de evitar acidentes de trabalho

Evitar acidentes de trabalho é uma tarefa comum de todos os envolvidos no desenvolvimento das funções. 

Isso significa que o próprio funcionário tem responsabilidade por sua própria segurança, mas legalmente é a empresa que responde por isso e deve tomar medidas que garantam a integridade física dos colaboradores.

Ambientes laborais seguros devem estar entre as prioridades de uma empresa. Algumas boas práticas podem ajudar nesse sentido:

Identifique os riscos na empresa

O primeiro passo diz respeito a uma postura de diagnóstico, ou seja, é preciso encontrar meios de avaliar os processos e as jornadas de trabalho, especialmente no que diz respeito ao ambiente físico (como a inspeção em máquinas e equipamentos), de modo a levantar todos os pontos de atenção e de risco potencial.

Mas não basta apenas essa identificação: atitudes concretas para eliminar cada um dos riscos é essencial, como a instalação de barreiras que impeçam o acesso a componentes quentes do equipamento, a instalação de sistemas de desligamento automatizados e etc.

Tenha uma cultura de segurança

Formalmente ou não, toda empresa tem uma cultura. Naturalmente, existem diversos tópicos que integram uma cultura sólida, como o sucesso do cliente, valorização da pessoa, feedback, liberdade, colaboração, etc.

Não obstante tudo isso, um fator cultural essencial e por vezes ignorado é a segurança. Se uma empresa quer construir ambientes seguros e evitar acidentes de trabalho, a segurança precisa fazer parte da mentalidade das pessoas, sem que haja necessidade de um estímulo constante.

Forneça EPIs individuais e coletivos

Entre os fundamentos das ações que as empresas devem desenvolver para evitar acidentes de trabalho está, com certeza, o uso de equipamentos de proteção individual, também chamados EPIs. Quando os equipamentos são destinados à proteção coletiva são designados de EPCs.

E não basta a empresa fornecer os EPIs, ela deve ter uma ação constante de conscientização e cobrança para que os colaboradores compreendam a importância do uso desses equipamentos os utilizem conforme prescrição.

Crie uma rotina de ginástica laboral

Contar com a ajuda de um profissional de educação física poderá ser útil para implementar uma rotina de ginástica laboral.

Esse tipo de atividade estimula a adoção de uma postura mais adequada no ambiente de trabalho e auxilia no aumento da percepção corporal, o que significa que a pessoa terá mais domínio sobre seu próprio corpo, evitando a incidência de acidentes, além de diminuir os efeitos negativos que os movimentos repetitivos geram em algumas funções.

Adote a Brigada de Emergência

As empresas também precisam contar com uma ferramenta que auxilie a evitar acidentes e problemas relacionados a situações de risco. Uma dessas ferramentas é a implantação da Brigada de Emergência, que dá um treinamento especial para que um certo grupo de funcionários consigam atuar caso ocorram emergências.

Dentro dessa atuação está, por exemplo, a capacidade de prestar primeiros socorros, o que é essencial para evitar consequências mais graves em situações de perigo.

Fique atento aos feedbacks dos colaboradores

Os funcionários são os mais interessados na própria segurança, ainda que tenham dificuldade de levar para a prática essa preocupação. Por isso, ouvi-los é essencial no processo de construção de ambientes mais seguros capazes de evitar acidentes de trabalho.

Tenha um ambiente de trabalho organizado 

Contar com um ambiente organizado é muito importante para conseguir evitar acidentes de trabalho. Isso ocorre porque há uma realidade da mente humana que por vezes é ignorada: o ambiente influencia o modo como as pessoas se comportam.

Ambientes desorganizados levam a mais desorganização. E a desorganização é um prato cheio para a promoção de acidentes.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia também é uma importante aliada na prevenção de acidentes. Nesse sentido, soluções de gerenciamento das rotinas de saúde, segurança e meio ambiente ajudam a evitar acidentes de trabalho com muito mais eficiência.

Conclusão

Neste artigo, entendemos um pouco mais sobre acidente de trabalho e como evitar esse tipo de situação. Destacamos, especialmente, oito dicas nesse sentido, sendo elas:

  1. Identifique os riscos na empresa;
  2. Tenha uma cultura de segurança;
  3. Forneça o uso de EPI’s’ individuais e coletivos;
  4. Crie uma rotina de ginástica laboral;
  5. Adote a Brigada de Emergência;
  6. Fique atento aos feedbacks dos colaboradores;
  7. Tenha um ambiente de trabalho organizado;
  8. Use a tecnologia a seu favor.

Quer ter mais resultados na gestão de segurança do trabalho? Confira nosso artigo sobre a importância da gestão de SSMA.

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Escrito por <strong>Philippe Aymard</strong>

Escrito por Philippe Aymard

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