Você desenvolve uma cultura de feedback na sua empresa? Muitas vezes, as empresas acabam esquecendo quão importante são os feedbacks. Logo, perdem oportunidades de otimizar processos e tarefas, bem como de incentivar as pessoas.
Uma cultura de feedback cria um ambiente em que falar sobre o desempenho e melhoria é natural. Além disso, a empresa deixa de simplesmente achar “culpados” por resultados ruins e começa a buscar mudanças efetivas.
Neste conteúdo, apresentamos as vantagens e como implementar esses valores na prática. Continue a leitura e desenvolva uma gestão de pessoas mais efetiva!
O que é cultura de feedback?
A cultura do feedback é uma característica de empresas que falam abertamente com os colaboradores sobre o desempenho. Dar e receber feedback faz parte do modo de ser da organização.
O primeiro sentido em que isso acontece é da empresa para o colaborador. Os gestores deixam claras as expectativas da organização e a avaliação do desempenho, sempre do ponto de vista de contribuir para o desenvolvimento dos profissionais.
Por sua vez, o segundo sentido é saber ouvir as equipes. A organização pode melhorar suas atividades e processos, entendendo as situações pela perspectiva de quem está na linha de frente, as condições de trabalho e demandas internas.
Quais são os benefícios da cultura do feedback?
A cultura do feedback, portanto, é voltada para melhoria contínua. Colaborador e organização alinham as expectativas, colocam seus pontos de vista e trabalham em conjunto para melhorar processos e atividades. Veja alguns benefícios dessa prática!
Ter equipes mais colaborativas
É um ambiente aberto para que todos coloquem seus pontos de vista com respeito e dialoguem para encontrar soluções para os problemas.
Deixar a comunicação mais fluida
Líder e colaborador estão em constante diálogo, assim como colegas de trabalho entre si. Assim, removem-se barreiras, e a comunicação é mais fluida.
Entender as causas do desempenho
O diálogo aberto com os colaboradores, permite que a empresa entenda porque e como os resultados acontecem. Seria a falta de capacitação?As condições de trabalho precisam ser melhoradas? O profissional teve algum problema pessoal? O colaborador não está suficientemente empenhado?
Padronizar acertos
Esse conhecimento vale também para quando o resultado é positivo. Se os clientes avaliam positivamente o serviço, vale a pena entender os motivos para replicar as boas práticas.
Negociar acordos em benefício de todos
A cultura do feedback também cria condições para negociações entre as partes. Gestor e colaborador podem desenvolver um plano de ação em conjunto, com ambos buscando soluções para melhorar a performance.
Como implementar uma cultura de feedback?
A cultura organizacional é dividida em artefatos, valores e pressuposições básicas. Os artefatos são os elementos externos, como hábitos, normas, elementos visuais, slogans, uniformes, etc. Já os valores são aquilo que as pessoas julgam como positivo. Por fim, as pressuposições básicas são as coisas assumidas como verdades por elas.
Uma mudança cultural acontece de fora para dentro. Por isso, podemos usar mudanças em processos e práticas para tornar o feedback valorizado pelos colaboradores.
Crie um ambiente favorável
Para isso, o ambiente deve ser propício para realizar a avaliação. Deve haver um sentimento geral de que as pessoas estão seguras para manifestar suas opiniões. Nessa mudança, o gestor pode realizar uma série de ações.
De início, o líder da equipe pode se mostrar aberto a receber feedbacks. Pergunte se as pessoas estão conseguindo entender as orientações, se têm recebido informações suficientes, se enfrentam algum tipo de dificuldades, por exemplo.
Outra medida é definir momentos para que a atividade aconteça. Pode ser após uma tarefa, junto a entrega do resultado da avaliação de desempenho ou em outro momento favorável. Comece aos poucos e aumente a frequência dos feedbacks, para se tornar algo normal no ambiente.
Oriente os colaboradores
Os colaboradores precisam ser devidamente orientados. É preciso esclarecer os motivos da mudança e informar que as pessoas receberão retornos pelo trabalho realizado.
Entenda os princípios de comunicação não violenta
Outro cuidado é a capacitação para conceder feedbacks. Alguns princípios de comunicação não violeta (CNV) podem ajudar para que o feedback seja recebido positivamente. Nela, a comunicação é dividida em quatro etapas:
- observação — descrever a situação, evitando juízos de valor e opiniões sobre ela;
- sentimento — dizer qual é o sentimento da pessoa sobre o ocorrido;
- necessidades — informar o que deixou de ser atendido e causou o sentimento;
- pedido — informar qual é a mudança de comportamento desejada.
Imagine que as vendas do colaborador caíram. Na observação, o gestor não dirá que as vendas estão ruins ou que não gostou delas (sentimentos), apenas que caíram. Não se deixa de colocar os sentimentos e necessidades, mas isso é destacado da situação em si.
Avalie em 360º graus
O feedback 360º também pode ajudar a consolidar a cultura do feedback. Nele, em vez de ter apenas a avaliação do líder, o profissional recebe o retorno de diferentes partes interessadas, combinando autoavaliação, avaliação do líder direto e avaliação dos colegas, por exemplo.
Implemente canais de feedback
Por fim, a empresa pode criar canais para que os profissionais dêem sugestões, indique pontos de melhoria, exercitem o hábito de dar feedbacks:
- caixas de sugestão;
- avaliação do líder pela equipe;
- entrevistas e reuniões para melhoria;
- pesquisas de Satisfação.
Vale ressaltar que um software de gestão pode facilitar bastante o processo de feedback. Isso porque, uma cultura nesse sentido requer padrões, objetivos e metas claros, acompanhados por indicadores.
Com a tecnologia podemos coletar dados, e embasar as abordagens em “fatos concretos”. Logo, será mais fácil implementar uma cultura de feedback, contribuindo para o desenvolvimento dos colaboradores e da empresa.
Para entender a importância da tecnologia, confira também o conteúdo sobre padronização de processos e complemente a sua leitura!