Otimização e desempenho
11/11/2020

Como tornar um relatório de visita mais eficiente? Descubra já!

Você sabe como tornar o relatório de visita técnica mais eficiente? Em uma análise inicial, pode se tratar de um mero detalhe. No entanto, caso seja bem trabalhada, essa questão fará toda a diferença na ordem serviço.

Isso porque, em muitas organizações, o relatório de visita técnica é uma das questões que mais contribuem para o bom desempenho e produtividade de todo o time externo. Dessa forma, podemos dizer que essa questão contribui para tornar o seu negócio mais produtivo.

Imagino que esteja interessado em saber mais sobre o tema. Por esse motivo, neste post explicaremos o que é o relatório de visita e forneceremos dicas que ajudarão a tornar o processo mais eficiente. Continue com a gente.

O que é o relatório de visita técnica?

O relatório de visita técnica faz referência a um documento que apresenta informações sobre como foi feita a visita em um determinado cliente. Dessa forma, torna-se possível a avaliação sobre a qualidade do atendimento ao consumidor.

Diante desse conceito, podemos considerar o relatório de visita técnica como um dos principais elementos do bom desempenho da equipe externa. Por meio desse documento, os gestores ou mesmo os clientes poderão fazer a consulta sobre como foi realizada a visita técnica, o tempo investido em cada atividade e a qualidade do atendimento.

Vale ressaltar ainda que, caso o modelo seja completo e bem trabalhado, os gestores conseguirão ter acesso a dados importantes e, dessa forma, terão mais confiança nos trabalhos executados. 

Como tornar o processo mais eficiente?

Não há muitos segredos em relação a essa pergunta. Só é necessário estar atento em relação às informações necessárias para deixar o relatório de visita mais completo e eficaz.

Agora, você deve estar se perguntando: quais são esses detalhes? É necessário estar atento ao formato do relatório, ao problema e solução apresentada e, registrar os participantes da visita. Destacaremos sobre essas questões na sequência do artigo.

Formato do relatório

O relatório de visita técnica pode ser feito de várias formas e isso varia conforme cada tipo de negócio. No entanto, de forma geral, há alguns pontos em comum. Nesse contexto, é necessário colocar algumas informações básicas e entre elas estão:

Problema e solução apresentada

Nesse momento, é muito importante descrever qual foi o problema e a solução necessária para resolver a demanda de um determinado cliente. Trata-se de uma ótima maneira para verificar a produtividade da empresa e a eficiência da organização em resolver os problemas dos consumidores.

Participantes da visita

É muito importante descrever quais foram as pessoas que participaram da visita. Trata-se também de uma providência que visa otimizar o controle e organização das atividades a serem feitas na empresa.

Plano de ação

Após fazer o devido planejamento das etapas anteriores, chega-se o momento de elaborar um plano de ação. Essa estratégia tem como objetivo definir o planejamento a ser executados diante os dados colhidos anteriormente.

Qual a importância da personalização dos relatórios?

A personalização dos relatórios é uma das características que contribuem para deixar o relatório de visita eficiente. Isso porque, torna-se possível elaborar o documento conforme as características do seu negócio.

Vale ressaltar que a personalização dos relatórios é uma característica presente no Sistema de Gestão de Equipes da DKRO. Por meio dessa ferramenta, você consegue elaborar ordem de serviço on-line, monitorar a equipe externa e também produzir os relatórios de forma simples e prática. 

A elaboração de um relatório de visita técnica eficiente é fundamental para as empresas. Isso porque, os gestores saberão sobre o andamento dos trabalhos e terá mais confiança em relação às atividades a serem executadas. Além dessas questões, a sua organização tende a ser mais produtiva. Considerando os benefícios destacados, vale muito a pena investir nessa prática no seu negócio.

Agora, que você já sabe como montar um relatório de visita técnica eficiente, confira este post e veja as dicas que separamos para você que o ajudarão a reduzir o número de erros e os retrabalhos.

Escrito por Philippe Aymard

Leia Também