Checklist de Segurança do Trabalho: 6 passos para fazer o seu!

A criação de um checklist de segurança do trabalho é bastante eficaz por diversas razões, entre elas para garantir um padrão de inspeção independentemente de quem a faça e para não deixar passar nenhum item ou tarefa importante sem verificação — afinal de contas, a saúde dos colaboradores deve estar em primeiro lugar. 

O formato de checklist é prático e eficiente para ser usado no dia a dia. Portanto, é uma alternativa para assegurar que todos os procedimentos e normas estão sendo seguidos, garantindo a integridade física dos funcionários e a preservação do meio ambiente. 

São diversos requisitos e especificações em cada processo, o que ressalta a importância de um checklist de segurança do trabalho. 

Neste post, confira para que serve o checklist e como essa ferramenta ajuda na rotina de segurança do trabalho. Acompanhe!

Para que serve o Checklist de Segurança do Trabalho?

Segurança no trabalho é um conjunto de medidas, procedimentos e práticas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Sendo assim, o intuito do checklist é proteger a saúde e a integridade dos trabalhadores, bem como as instalações, equipamentos, materiais e produtos de trabalho. 

O documento contém perguntas básicas que são relacionadas a determinado procedimento. Assim, cada pergunta serve para checar se as normas estão sendo cumpridas da forma correta. Existem duas formas de fazer o checklist: checklist de afirmação e checklist de conformidade.

O checklist de afirmação tem como respostas “sim” ou “não”, e é utilizado para avaliar se um item está dentro do esperado. O checklist de conformidade tem formulários que servem para mostrar se as situações estão em conformidade e dentro dos padrões. As respostas são: C (conforme), NC (não conforme) e NA (não se aplica).

É muito importante que as empresas tenham um programa de segurança no trabalho para garantir que seus funcionários estejam seguros e saudáveis. Além disso, a utilização do checklist é bastante eficaz na redução de acidentes no ambiente de trabalho — o que também ajuda a proteger a propriedade da empresa e minimizar a responsabilidade dos empregadores. 

O programa de segurança no trabalho envolve muitos aspectos, entre eles:

  • Identificação de riscos;
  • Instalação de sistemas de proteção;
  • Inspeção e manutenção de equipamentos;
  • Alinhamento dos padrões às normas de segurança;
  • Criação de procedimentos seguros de trabalho;
  • Provisão de equipamentos de proteção individual. 

Todas essas medidas visam garantir o bem-estar e a segurança dos trabalhadores, por isso a criação de um checklist torna-se indispensável para não esquecer das medidas essenciais.

Principais benefícios do Checklist de Segurança do Trabalho

A identificação de riscos é fundamental para prevenir possíveis acidentes e problemas de segurança. Dessa maneira, o checklist apresenta diversos benefícios. 

Veja algumas das vantagens da aplicação do checklist de rotina de trabalho.

  • Aumento da produtividade e qualidade do trabalho, pois os procedimentos de segurança são seguidos de forma adequada;
  • O processo de construção dos checklist é, por si só, um momento de grande aprendizado para a equipe
  • Redução dos erros no processo pois existe um padrão de trabalho a ser seguido
  • Mais segurança ao delegar as rotinas de inspeção a novos colaboradores e mesmo a terceiros
  • Maior facilidade para cumprir requisitos legais;
  • Facilidade em acompanhar processos e garantir a segurança de cada um deles;
  • Agilidade na organização e planejamento de tarefas;
  • Mais credibilidade para a empresa, pois reduz o índice de acidentes e outros problemas;
  • Maior satisfação dos colaboradores, pois eles se sentem seguros e sua saúde é protegida.

6 passos para fazer o seu Checklist de Segurança do Trabalho

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que, seja qual for o tipo de checklist, ele deve ser desenvolvido segundo a NR1. A norma regulamenta e especifica a produção desses materiais. 

Agora, conheça quais são os passos para criar o seu checklist de segurança do trabalho. 

1. Defina o que será verificado

Embora o primeiro passo pareça bem óbvio, muitas empresas não se atentam a esse detalhe e tentam fazer checklists que são replicados em outros procedimentos, apenas fazendo modificações para encaixar em outra área. 

Porém, é fundamental que cada checklist seja criado com uma finalidade específica, especialmente para o item que será verificado — uma ferramenta, tarefa, maquinário, procedimento, entre outros.

2. Faça um planejamento

Após definir o que será verificado, começa a parte de planejar. Essa etapa visa identificar os requisitos que devem ser cumpridos e as atividades envolvidas. O planejamento é o que vai fazer com que nenhum dos pontos seja esquecido e, dessa maneira, vai evitar falhas no momento da aplicação.

Faz parte da etapa de planejamento definir os requisitos mínimos aceitáveis bem como se todos os itens possuem o mesmo grau de importância ou se existem itens com diferentes níveis de criticidade. Além disso, especificações técnicas de equipamentos e máquinas também devem ser seguidas à risca.

3. Defina a frequência de aplicação

O checklist será aplicado em quais momentos e situações? Essa é questão primordial, já que a periodicidade de uso do documento constitui um elemento significativo na produção do checklist. 

Será usado todos os dias? Semanalmente? Mensalmente? Essas perguntas influenciam na criação do documento, afinal de contas se for para uso diário é preferível que o checklist seja mais objetivo, enquanto um de aplicação mensal pode ser mais abrangente, por exemplo. 

4. Lembre-se das especificações técnicas

Cada requisito do checklist de segurança do trabalho precisa estar de acordo com a legislação vigente. Além de seguir normas técnicas, também é necessário estar de acordo com as práticas de cada setor e conforme as políticas internas da empresa.

Além disso, quando se tratar de máquinas, veículos e equipamentos é necessário considerar as indicações dos fabricantes, pois elas muitas vezes vão definir não apenas a composição dos itens de inspeção bem como a periodicidade. 

5. Atualize o checklist com frequência

O quinto passo é sobre acompanhamento e atualização de dados do checklist. Tenha em mente que o documento precisa ser atualizado com certa frequência. Novas normas, especificações, inspeções de segurança especiais e outras atividades mudam e o documento também deve mudar.

Por isso, analise e verifique se há novos itens a serem acrescentados ou até aperfeiçoar os que já existem no checklist.  

6. Escolha um modelo de checklist e monte o formulário 

O formulário é o melhor tipo de documento, principalmente se o formato de checklist online. É prático, rápido e altamente eficiente. Existem diversos estilos, mas é possível criar seu próprio modelo de acordo com as necessidades da sua empresa.

Para isso, não esqueça de incluir informações básicas, entre elas o nome da empresa, data da inspeção e dados sobre o setor, área e os procedimentos que estão sendo checados, validade da verificação e outras informações pertinentes. 

O checklist de segurança do trabalho facilita a rotina e deixa todos os processos muito mais seguros. O documento precisa fazer parte do dia a dia da empresa e deve ser aplicado nos momentos certos, assim o bom funcionamento e seguridade dos funcionários são garantidos.

Segurança é um assunto sério, e no blog DKRO você encontra muitos outros conteúdos para garantir a segurança e produtividade na sua empresa! 

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Escrito por <strong>Philippe Aymard</strong>

Escrito por Philippe Aymard

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