A gestão de uma empresa é realizada a partir da execução de diversos processos, que precisam ser coordenados para que o negócio consiga obter sucesso em suas ações. Para conseguir diferenciar-se da concorrência e gerar maior valor para o mercado, esses processos precisam ser integrados através da cadeia de valor.
Neste artigo, você poderá conhecer com mais profundidade esse conceito e descobrir como aplicá-lo na sua gestão.
Boa leitura!
O que é a cadeia de valor?
A cadeia de valor é, essencialmente, uma ferramenta, cuja função é identificar como a empresa está organizada para gerar valor para os clientes e onde residem as vantagens competitivas que uma empresa apresenta sobre as demais de um mercado. Na identificação de valor da cadeia de valor, são considerados todos os processos e atividades de uma empresa.
Criada em 1985 pelo professor Michael Porter da Harvard Business School, atualmente a ferramenta é utilizada como apoio estratégico de diversas organizações. Segundo o autor, existem dois tipos de atividade — ou processos — que integram a cadeia de valor: as atividades primárias e as atividades de apoio.
Atividades primárias
As atividades primárias são aquelas que sustentam a organização de forma direta, e delas dependem as demais. Por isso, são os processos que geram valor diretamente para o cliente. Alguns exemplos são:
- processos logísticos, como logística de entrada e saída;
- operações;
- marketing;
- vendas;
- serviços de pós vendas.
Atividades de apoio
Já as atividades de apoio são aquelas que geram valor para o cliente, mas indiretamente, ou seja, não representam um contato direto com o cliente, embora apoiem aquelas atividades primárias. Alguns exemplos de atividades de apoio são:
- infraestrutura;
- gestão e recursos humanos;
- desenvolvimento tecnológico;
- aquisição e compras.
4 etapas da cadeia de valor
Até aqui nosso conteúdo ficou demasiadamente teórico. Mas, calma, chegou a hora de você começar a entender como aplicar tudo isso na prática do seu negócio e, mais: colher as vantagens associadas à aplicação da cadeia de valor.
Vamos aqui usar as atividades de apoio como exemplo onde podem residir oportunidades preciosas para aumentar a competitividade da empresa.
Confira, a seguir, as quatro etapas da aplicação da cadeia de valor em sua empresa:
Identifique atividades que são desdobramentos das categorias primárias
O primeiro passo é organizar a casa, ou seja, conseguir identificar as atividades da sua empresa que podem ser classificadas como de apoio às primárias. Essa identificação será feita pela gestão, discutindo os detalhes da organização.
Considerando os Serviços de Pós-Vendas como exemplo, uma atividade de apoio pode ser o Planejamento da Instalação de Equipamentos Vendidos; outro exemplo pode ser o Controle sobre a Execução das atividades pela equipe externa.
Essas informações podem ser organizadas em uma planilha. Mas é importante ser criterioso: só aponte atividades que genuinamente geram valor indireto para o cliente.
Levante os desdobramentos das atividades de apoio
Assim como foram identificadas aquelas atividades que fornecem apoio às categorias primárias, o mesmo processo precisará ser executado novamente, agora considerando as atividades de apoio.
Organize, ainda em uma planilha, aquelas atividades ligadas às atividades de apoio na geração de valor. No nosso exemplo, para o processo de Planejamento das visitas pode ser necessário contar com um processo de treinamento e capacitação da mão de obra envolvida bem como rotinas de controle de vencimento de integrações para acesso às instalações de clientes.
Verifique conexões
Só nesse processo já será possível identificar que há uma conexão entre todas as atividades desenvolvidas. Ora, identificar e buscar otimizar cada uma dessas conexões é o fundamento da cadeia de valor.
Com toda a informação descrita acima levantada, organize-a apontando cada responsável por cada processo, e busque identificar quais são os pontos de melhoria possíveis em cada elemento da cadeia.
Procure oportunidades de gerar valor
Por fim, haverá uma quantidade significativa de informação disponível, que poderá ser aproveitada para buscar meios de gerar ainda mais valor para os clientes.
O grande segredo aqui é repassar cada conexão da cadeia de valor e refletir sobre quais ações podem ser executadas para garantir que o cliente consiga perceber o valor de cada um dos processos.
Quais as vantagens do conceito da cadeia de valor?
A cadeia de valor, portanto, representa uma grande oportunidade para que as empresas consigam intensificar a geração de valor. Esse fator, inclusive, é essencial, porque determina o quanto uma empresa pode cobrar por um produto ou serviço.
Quando o valor percebido é maior, o preço cobrado também pode subir. Em contrapartida, quando o valor percebido é baixo, a empresa pode ter que reduzir muito o preço, pois corre o risco de não conseguir vender.
Confira, a seguir, algumas vantagens de usar o conceito da cadeia de valor:
Melhor organização
A primeira grande vantagem reside justamente na organização. Embora a cadeia de valor consiga entregar reflexos no futuro da empresa, já no presente é possível perceber que os processos ficarão mais organizados, o que é extremamente positivo na perspectiva de gestão.
Otimização na solução
Com um maior acesso à informação e à cadeia de valores, será mais fácil conseguir encontrar soluções mais rapidamente, sobretudo quando há o surgimento de problemas inesperados.
Em contrapartida, quando não há uma organização da cadeia de valores, muita coisa precisaria ser organizada diante de uma situação de urgência. Com a cadeia organizada, os processos ficam mais ágeis.
Vantagem competitiva
A forma mais eficaz de alcançar uma vantagem competitiva entre uma empresa e outra é justamente através da geração de valor. Um cliente está disposto a comprar e a pagar mais por aquela empresa que maior valor consegue gerar para ele.
Ora, com a cadeia de valores, a empresa pode trabalhar cada um dos pontos que influenciam na percepção do mercado, otimizando-os e aumentando a vantagem competitiva.
Melhora na tomada de decisão
Tomar decisões estrategicamente acertadas é um dos objetivos de uma gestão. Conseguir melhorar esse processo de tomada de decisão torna-se possível graças à cadeia de valor. Isso porque, através desse processo, haverá uma organização muito maior dos dados e das informações, além de permitir uma priorização assertiva de processo, caso haja necessidade.
Mais conhecimento sobre seu negócio
As informações consequentes da cadeia de valor também dão à gestão um conhecimento mais aprofundado sobre a empresa. Na perspectiva gerencial, a implantação dessa ferramenta impacta em diversas dimensões, como na gestão de equipes e decisões estratégicas.
Melhor controle no orçamento
Por fim, destacamos que a cadeia de valor permite que a empresa tenha um melhor controle no orçamento. Isso acontece por duas razões. A primeira, é que através da ferramenta torna-se possível aumentar a arrecadação e o faturamento, pois ao gerar um maior valor as vendas tendem a crescer.
A segunda razão, no entanto, está associada à hierarquização dos processos. Por meio da cadeia de valor, é possível saber quais áreas são mais prioritárias ou não no recebimento de recursos.
Conclusão
Neste artigo, conhecemos mais sobre a cadeia de valor, que consiste em uma ferramenta utilizada para identificar — a partir de todos os processos e atividades de uma empresa — as vantagens competitivas que uma organização apresenta sobre as demais de um mercado.
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