O empreendedor que deseja expandir seu negócio precisa estar ciente que investir em bons processos logísticos é muito importar para se alcançar a eficiência produtiva.

A falta de planejamento logístico impacta significativamente o crescimento, seja por falta de capacidade de entrega ou por não atender a uma mudança no comportamento de compra. Otimizar processos, reduzir os custos e melhorar a imagem da empresa, contribui como vantagem competitiva no mercado.

Para ajudar você nessa empreitada a dar passos mais largos e ampliar a evolução do seu negócio, selecionamos 10 dicas de diversos especialistas do mercado:

1. Estoque X Dinâmica

É importante conhecer quais são os produtos que têm mais rotatividade, quais os que não estão vendendo bem, e saber exatamente o que entra e sai do estoque da empresa, conforme a demanda e a sazonalidade do mercado. Dessa forma, é possível aplicar os recursos financeiros de maneira eficaz.

Muitas empresas acabam tendo prejuízos por conta de itens “encalhados” em estoque, enquanto outros não suprem a demanda do consumidor

2. Mapeamento de Processos Internos

É preciso fazer o mapeamento de todos os processos internos. Isso significa conhecer e reunir informações sobre os procedimentos necessários para a entrega do material desde o início da jornada, além de compreender as fragilidades da organização que precisam ser trabalhadas para melhorar a logística.

É importante também analisar a estratégia da concorrência para estudar a possibilidade de melhorar um serviço já existente e criar o seu próprio diferencial de mercado.

3. Parcerias Estratégicas para ter bons processos logísticos

Um estoque vazio ou com excesso de produtos significa prejuízo. Uma forma de evitar isso é fazer uma parceria com os fornecedores. Se você compartilhar o sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos com esses profissionais, eles poderão ajudar de diversas formas.

4. Software e Tecnologia são Essências

Você oferece suporte presencial para seus produtos e serviços? A maneira mais prática e segura de fazer um bom controle nesse caso é por meio de um software como o da DKRO. Isso garante muito mais produtividade, além de reduzir possíveis falhas de atendimento.

Com um sistema informatizado completo e integrado, é possível consultar o desempenho de seu time com alguns cliques e obter insights importantes.

5. Cadeia Logística Integrada

Para garantir o sucesso da cadeia logística, é fundamental ter uma visão integrada da sua equipe, ativos, produtos e processos. Essa interação possibilita que o grupo tenha acesso aos dados da sequência produtiva da empresa até que o produto chegue ao seu destino.

6. Análise de Desempenho

Para garantir a eficiência de todos os processos da organização, além de monitorar o ambiente interno é preciso ficar atento aos outros integrantes da cadeia produtiva, como os seus fornecedores. Monitore suas atividades, sua capacidade de entrega e a qualidade. Fazendo isso, você será capaz de evitar aborrecimentos, prejuízos, ou qualquer tipo de problema que possa comprometer a reputação da empresa.

7. Previsões de Demanda

Fazer previsão de demanda não é uma tarefa fácil, mas isso pode ser feito com ajuda do histórico de vendas da empresa e referências externas que ajudem a projetar o comportamento de consumo dos clientes.

8. Código de Barras / QR Codes

Usar esses identificadores permite rastrear e controlar o fluxo de produtos ao longo de toda a cadeia de suprimentos. Usando os dispositivos adequados eles podem ser facilmente detectados para o lançamento de produtos no sistema, acompanhamento durante o transporte e emissão de relatórios que objetivam mensurar as relações entre compras e vendas durante o período. Incluí-los em suas embalagens é uma forma de reduzir a incidência de falhas humanas na distribuição de produtos e agilizar o controle de estoque.

9. Identifique Falhas durante o processo

Uma vez identificadas as etapas do processo em que erros vêm ocorrendo com relativa frequência, se torna possível fazer algo para reverter esse quadro. A automatização de processos, o treinamento de equipe e uma atenção maior ao controle de cada etapa fazem parte do rol de soluções que podem surgir a partir do reconhecimento do problema.

10. Invista na qualificação dos seus funcionários para ter bons processos logísticos

A utilização da tecnologia permite reduzir as falhas humanas, entretanto, contar com gente qualificada em sua equipe é a garantia de que todos os trabalhos serão realmente realizados com excelência.

Em resumo, proporcionar uma boa experiência para o cliente por meio de uma gestão de qualidade na logística e transporte pode influenciar positivamente as vendas.

Fontes: Vinck Comunicação, DKRO, Sebrae e Associação Brasileira de Automação.