A APR (Análise de Preliminar de Risco) é uma ferramenta cada vez mais importante para as empresas que querem deixar seus processos internos mais seguros. Visto que a segurança no trabalho é uma preocupação cada vez maior para as dentro das organizações, adotar medidas de prevenção de acidentes e promover um ambiente seguro se torna fundamental.
Dessa maneira, uma das melhores formas de fazer isso é implementar um programa de Análise de Preliminar e Riscos. Além disso, é possível utilizar checklists para garantir que o APR está sendo seguido. Ou seja, é uma excelente ferramenta de segurança no trabalho e controle gerencial.
Neste artigo, vamos explicar o que é APR e como ele pode beneficiar as empresas. Continue a leitura!
O que é APR?
APR é a sigla para Análise Preliminar de Riscos, que é uma obrigação legal das empresas quando o trabalho envolve algum tipo de risco. Dessa forma, a APR é uma ferramenta de gestão de segurança do trabalho que visa identificar, avaliar e controlar os riscos existentes no ambiente de trabalho.
Esse tipo de verificação levanta informações e dados para fazer a identificação preliminar de riscos e antecipar possíveis ameaças — com isso, os responsáveis conseguem tomar ações e medidas de prevenção.
A análise é realizada por meio de uma investigação minuciosa dos processos, equipamentos, materiais e condições de trabalho. A partir disso, a APR auxilia para que sejam identificados os riscos existentes e possíveis acidentes — assim como também permite que as empresas criem planos para lidar com situações de emergência
Além disso, a APR pode ser exigida em fiscalizações, pois é uma obrigação legal das empresas e é fundamental para garantir que são seguidas todas as normas de segurança dos trabalhadores.
Como a APR pode beneficiar sua empresa?
A Análise de Preliminar de Riscos (APR) visa garantir a segurança no trabalho, bem como o bem-estar dos trabalhadores. Por isso, ao adotar uma abordagem proativa para a gestão de riscos, as empresas podem se beneficiar de várias formas.
Confira alguns dos benefícios da APR para a sua empresa.
Redução e controle de riscos e ameaças
Não há dúvidas que uma das principais funções da APR é diminuir ao máximo possíveis problemas. Por isso, a ferramenta é indispensável para que se faça controle de riscos e ameaças. Os gestores de segurança podem avaliar os riscos potenciais e as ameaças à segurança, bem como analisar os planos de ação sugeridos para tratar dessas questões.
Isso permite que os líderes da empresa priorizem e adotem as medidas de segurança necessárias para minimizar riscos e ameaças que foram identificados. Além disso, a APR também pode ser usada para determinar se os planos de segurança atuais são adequados.
Se houver lacunas ou falhas nos planos de segurança, a APR pode ser usada para solucioná-las.
Antecipação e identificação de problemas
A avaliação deve incluir uma análise dos riscos e ameaças, assim como a identificação dos perigos mais significativos. Sendo assim, a Análise Preliminar de Riscos tem como função antecipar e identificar problemas de segurança antes que eles ocorram.
Por meio de uma análise minuciosa, é possível obter uma visão mais clara do que pode acontecer e onde os problemas podem ocorrer. Dessa maneira, os gestores de segurança conseguem adotar as medidas preventivas. Ou seja, a APR procura falhas e vulnerabilidades que podem estar presentes nos planos de segurança.
As medidas são complexas e podem identificar uma série de problemas, entre elas ajuda a reduzir o número de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, bem como outros riscos existentes.
Padronização e mapeamento de métodos
As empresas têm como obrigação seguir regras e normas de órgãos regulamentadores, como as NRs e as estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
As normas são uma forma de padronização para dar mais segurança, assim como ajudar no mapeamento de métodos. Portanto, a APR utiliza muitas das regras gerais como base para evitar riscos, ameaças e eventos indesejáveis.
A criação da APR é obrigatória e está prevista em normas como:
- NR 12: norma referente à legislação de segurança em máquinas e equipamentos
- NR 33: regulamenta saúde e segurança de trabalhadores que atuam em espaços confinados;
- NR 34: estabelece as condições e meios para segmento industrial, de construção e de reparos navais;
- NR 35: norma regulamentadora que aponta os requisitos que devem ser atendidos para quem trabalha em altura;
Essas são apenas algumas que exemplificam as condições que as empresas devem ofertar para seus trabalhadores. Portanto, a APR direciona quais devem ser os padrões mínimos para que os trabalhadores façam suas atividades em segurança.
Como um checklist pode beneficiar a APR?
Os checklists são a forma mais fácil de fazer o acompanhamento de qualquer operação ou processo. No caso da APR, isso não seria diferente.
Na Análise Preliminar de Riscos estão inseridos diversos tipos de inspeção de segurança. Essas inspeções são realizadas para garantir a segurança dos trabalhadores, fazendo checagens relacionadas a riscos ocupacionais, comportamentos inseguros, ambientes de trabalho e muitos outros aspectos.
Ajuda na elaboração da APR
A Análise Preliminar de Riscos está diretamente ligada à segurança e saúde no trabalho. Nesse contexto, a utilização de checklists ajuda para que nada fique de fora da APR.
Algumas das observações a serem feitas estão ligadas às áreas que têm maiores índices de ocorrência, processos operacionais com muitas etapas entre outras atividades e os históricos de checklists podem ser uma fonte importante de informações sobre etapas críticas de uma determinada tarefa.
Portanto, os checklists são extremamente úteis para acompanhar de micro a macro etapas envolvidas na execução de tarefas, além de deixar as informações acessíveis. Portanto, o uso de listas de checagens facilitam a criação da APR para que todas as ameaças e riscos sejam avaliados em sua totalidade.
Visibilidade de diversas áreas
O levantamento para a Análise Preliminar de Riscos é uma etapa fundamental para o sucesso de qualquer negócio. É necessário que a APR seja feita em campo, para que se possa identificar os riscos operacionais e hierarquizá-los de acordo com o seu potencial de impacto para os colaboradores e a empresa.
Sendo assim, é possível utilizar um checklist, pois a ferramenta facilita o acompanhamento e a verificação das medidas adotadas — proporcionando uma visão global de todos os setores da empresa.
Além disso, todos os colaboradores devem ter acesso às informações sobre os riscos, para que as equipes tenham ciência de seguir as normas. Afinal de contas, é importante que todas as áreas da empresa estejam alinhadas com os objetivos estratégicos do negócio.
Acompanhamento e prevenção
Após a identificação dos riscos, é importante traçar as medidas preventivas e determinar a periodicidade de atualização de cada APR.
Aqui também o uso de checklists é indicado para que cada colaborador e equipe possam avaliar previamente à execução de uma tarefa se todas as recomendações de segurança definidas na Análise Prévia de Riscos foram adotadas.
A APR é uma obrigação legal das empresas e apresenta muitos benefícios. Portanto, todos os envolvidos precisam estar alinhados — e os checklists de segurança são grandes aliados para atingir esse objetivo.
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