Saiba como o PCM pode ajudar as equipes externas de manutenção

Você sabe como o PCM pode ajudar na gestão de suas equipes externas de manutenção? Em uma análise inicial, esse tema pode parecer um pouco distante da realidade de muitas empresas.

No entanto, os processos relacionados ao Planejamento e Controle de Manutenção são fundamentais para empresas dos mais variados portes e nichos de mercado.

Pensando na importância desse tema, neste post explicaremos detalhadamente o que é PCM e informaremos qual a importância dessa área para o controle das atividades de manutenção.

Além disso, apresentaremos os benefícios dessa área para a produtividade das equipes externas e resultados da empresa. Confira!

O que é PCM?

O Planejamento e Controle da Manutenção (PCM) faz referência aos processos necessários para o planejamento e o controle de recursos (humanos, financeiros, materiais etc.).

Nesse contexto, a prática busca garantir a eficiência e adequação das operações de manutenção otimizando a alocação de pessoas e dinheiro para obter o máximo rendimento dos equipamentos e instalações da empresa.

O PCM é fundamental para o sucesso das empresas. Isso porque, a prática garante que os recursos estejam bem conservados e disponíveis pelo maior tempo possível.

Qual a importância da área para o controle das atividades de manutenção?

A área de PCM é o setor que implementa a estratégia de gestão de ativos da empresa, determinando com base nos requisitos técnicos e na disponibilidade orçamentária quais serão as intervenções executadas e como será realizado o trabalho. 

De outro modo, com base nas informações de que dispõe sobre o estado de cada equipamento e instalação, a área de PCM é fundamental para indicação de quais são as intervenções necessárias para garantir a disponibilidade e a segurança tanto para as pessoas como para o patrimônio da organização.

Em outras palavras, a área de PCM alimenta a estratégia de gestão dos ativos da empresa e tem suas atividades determinadas por essa mesma estratégia.

Quais os benefícios dessa prática?

Atender às boas práticas de Planejamento e Controle de Manutenção assegura que os ativos da organização estejam disponíveis pelo tempo necessário para o cumprimento das metas de produção e em condições adequadas de segurança operacional.

Além disso, muitos equipamentos dependem diretamente dos planos de manutenção, para que produzam de maneira econômica em termos de uso de recursos, como a energia necessária para seu funcionamento, e até mesmo a qualidade dos produtos que produz.

Com a mobilização dos recursos visando assegurar que os ativos da empresa estejam em boas condições de funcionamento, evita-se que eles fiquem indisponíveis por conta de manutenções constantes devido a problemas de funcionamento, evitando a paralisação das atividades do negócio.

Qual a relação entre o PCM e a gestão de equipes externas?

O trabalho das equipes externas de técnicos e mecânicos é determinado, em grande parte, pela área de Planejamento e Controle de Manutenção (PCM), que utiliza os registros feitos por esses profissionais para alimentar as bases de dados dos equipamentos e instalações.

Além das informações de cunho técnico vale destacar que o PCP precisa considerar diversos fatores de trabalho das equipes de manutenção para poder dimensionar as equipes que executarão as rotinas designadas.

Um exemplo desses fatores de trabalho é o tempo de deslocamento, fator muito relevante quando os serviços são executados em equipamentos e instalações que estão dispersas em vários locais distantes do escritório ou da oficina, e não é raro que esse tempo seja maior até mesmo que o despendido na execução da inspeção ou manutenção.

Qual a importância do software de gestão nesse contexto?

O software de gestão facilita a realização do PCM. Isso porque, por meio da ferramenta, os gestores terão uma visão global de diferentes setores da empresa. Além disso, a rastreabilidade dos dados é facilitada e todos os registros estarão centralizados em apenas um local, o que facilita as análises.

Desse modo, ao contar com um software de gestão, você saberá o momento exato em que os equipamentos vão precisar de manutenção. Além disso, torna-se mais fácil medir o desempenho de cada funcionário da equipe, o que facilita também a gestão de equipes externas de manutenção.

Como é possível perceber, o PCM é uma prática fundamental para empresas dos mais variados segmentos. Isso porque, as empresas que se dedicam a essa questão conseguem ser mais produtivas e o desempenho das equipes externas de manutenção tende a melhorar.

Sobre esse tópico é importante mencionar que a DKRO pode ajudar a sua empresa a fazer o planejamento e o controle de trabalho das equipes externas de manutenção, de forma a otimizar a produtividade da sua empresa como um todo.

Agora, que você já sabe como o PCM pode ajudar na gestão de equipes externas, confira este post e entenda a importância de automatizar os relatórios de gestão. Por meio dessa simples prática será possível melhorar a administração do seu negócio e tornar-se ainda mais produtivo

Compartilhe:

Escrito por <strong>Philippe Aymard</strong>

Escrito por Philippe Aymard

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias