Toda empresa deve ter processos definidos para conseguir executar as tarefas de forma prática e sem utilizar recursos de forma excessiva e desnecessária. Os indicadores de qualidade são responsáveis por controlar tal desempenho organizacional.
De forma geral, eles auxiliam no aumento da qualidade na prestação de serviços e colaboram para uma tomada de decisão mais assertiva, uma vez que os dados coletados serão trabalhados e analisados.
Os indicadores de qualidade são responsáveis por identificar falhas, desafios de gestão e novas oportunidades para a empresa que os adotam. Confira aqui os principais!
Quais os tipos de indicadores de qualidade?
Há diversos tipos de indicadores de qualidade, mas cada empresa pode adaptar o que for mais adequado para o seu cenário. A seguir, separamos os principais e mais eficientes no caso de gestão de equipes, internas ou externas.
Indicador de eficiência
Esse indicador é responsável por mensurar os níveis de produtividade relacionados ao consumo de recursos da empresa, como: tempo de transporte interno ou externo, uso de insumos e ferramentas, mão de obra e horário de trabalho.
É importante que esse indicador tenha o resultado como objeto de análise, assim, é possível identificar quais foram os gargalos no momento de execução de tarefa e, consequentemente, o que pode ser melhorado.
Alguns outros benefícios atrelados a esse indicador:
- redução de recursos excessivos e desperdiçados;
- diminuição nos custos, como: horas extras desnecessárias;
- aumento da produtividade.
Indicador de eficácia
Já nesse caso, são analisados os objetivos alcançados. Esses indicadores não consideram quais foram os recursos utilizados ou qualquer outro fator que não seja as entregas realizadas pela equipe. Esse tipo de indicador pode, e deve, ser realizado como forma de questionário para quem consome o produto ou serviço da sua empresa.
O indicador de eficácia é ótimo para reduzir problemas relacionados ao nível de serviços e aumentar a satisfação do cliente, já que com ele é possível identificar erros que estão dificultando a execução da tarefa, o atingimento das metas e a qualidade das entregas finais.
Algumas vantagens de adotar esse indicador são:
- aumento da confiabilidade com o cliente;
- diminuição do tempo médio de execução das atividades;
- aumento de lucros.
Indicador de efetividade
O indicador de efetividade é a junção dos dois indicadores citados anteriormente, eficiência e eficácia. Ele serve para identificar se os objetivos estabelecidos foram alcançados, considerando os recursos, mostrando quais as consequência e relação de um serviço ou produto.
Esse indicador agrega os seguintes benefícios:
- redução de gastos;
- aumento da lucratividade;
- e aumento da satisfação do consumidor final.
Indicador de atendimento
Esse pode ser considerado um dos indicadores mais importantes para o posicionamento da marca no segmento de atuação. Isso porque, ele é responsável por identificar se a organização está cumprindo com o que promete em relação aos seus serviços ou produtos.
Portanto, é importante investir no relacionamento pós-venda com o cliente. Além de estreitar o contato, feedbacks funcionam como sugestões para a melhoria de deslizes ou manutenção do que está funcionando bem na prática.
Passo a passo para implementar os indicadores de qualidade
Não há uma regra específica que valha para todos os negócios existentes. É importante que você faça uma análise considerando, de forma individual, o contexto da sua empresa e quais os objetivos que os indicadores de qualidade terão que suprir.
Além do mais, toda a empresa precisa entender como eles funcionam e quais impactos eles gerarão a longo prazo para a organização. Por isso, é essencial entender o perfil da sua equipe, qual o tipo de trabalho desenvolvido e como esses indicadores serão aplicados na prática.
A implementação de indicadores de qualidade depende da gestão e controle das equipes, tanto as que atuam dentro da empresa, quanto as em atividades de campo.
A DKRO conta com um sistema digital completo que permite automatizar a geração de relatórios e indicadores da qualidade a partir da coleta de dados em campo, o planejamento e controle das rotinas dessas equipes. Também incluindo aspectos administrativos como o controle das horas trabalhadas, tempo de locomoção, distâncias percorridas e os gastos das tarefas externas. Que tal conhecer uma solução para o seu negócio? Fale com um de nossos especialistas!