Blog
29/03/2019

Gestão de Equipe: Descubra o Que Está Atrapalhando o Seu Time

Você que tem a responsabilidade de fazer a gestão de equipe sabe que é importante se preocupar com a capacidade do seu pessoal entregar os resultados esperados.

Recentemente o UOL publicou um dado alarmante: os americanos levam 15 minutos para fazer o que um brasileiro faz em 1 hora de trabalho. Os alemães e os coreanos levam 20 minutos para fazerem a mesma atividade.

Mas, diferente do que muita gente pode imaginar, isso não acontece por que os profissionais brasileiros são preguiçosos ou não têm habilidades para executar suas atividades.

Quer descobrir o que pode estar atrapalhando o seu time? Continue lendo esse artigo, pois vamos apontar algumas causas de improdutividade que merecem a sua atenção!

Falta de Equipamentos Adequados

Cada atividade executada no dia a dia requer ferramentas de trabalho específicas. A falta de algum material necessário pode dificultar o desempenho dos seus profissionais e, consequentemente, diminuir a produtividade

Os colaboradores que fazem trabalhos externos, por exemplo, precisam ter a disposição todas as ferramentas necessárias para realizarem suas funções em campo.

Isso vai evitar eventuais falhas e improvisos por parte do colaborador que podem prejudicar a qualidade do serviço. E ainda: grandes resultados podem ser obtidos em razão do melhor aproveitamento do tempo.

Não Utilizar a Tecnologia a Seu Favor

A cada dia que passa, surgem novas invenções tecnológicas. Muitas delas podem ajudá-lo a melhor gerir a sua equipe com o compartilhamento rápido de informações importantes de forma segura e eficiente.

A relutância em adotá-las pode atrapalhar o desenvolvimento do seu negócio e contribuir com a baixa produtividade de seus colaboradores.

A atenção a esse ponto vai trazer excelentes benefícios para você e para o seu pessoal. Quer saber quais?

Os Benefícios da Tecnologia Para a Gestão de Equipe

Possibilidade de Gerenciar Equipes Externas

Fazer a gestão de operações externas pode ser desafiador. No entanto, as inovações tecnológicas podem ser utilizadas em benefício das empresas que atuam dessa forma.

Por meio de um sistema de gestão de equipes externas você tem a possibilidade de:

Redução de Erros e Retrabalhos

Infelizmente, é praticamente impossível fazer tudo dentro da sua empresa de modo perfeito. Os erros fazem parte do dia a dia de uma empresa. No entanto, sempre cometer os mesmos erros pode deixar seus clientes insatisfeitos.

Muitas vezes é necessário refazer um serviço que já poderia estar certo desde o início, o que impacta fortemente nos custos pela má utilização do tempo e queda de produtividade.

A tecnologia tem um papel importante nessa etapa. Ela melhora a comunicação entre o seu pessoal e torna fácil verificar que tudo foi feito do modo correto. Assim, o número de erros e retrabalhos cairá muito.

Otimização do Tempo

A gestão de operações é facilitada quando se utiliza a tecnologia em seu favor. Você otimiza o tempo de trabalho da sua equipe, especialmente se tiver colaboradores externos.

Por meio de um bom sistema de gestão de equipes é possível:

Prevenção de Problemas

Outra grande vantagem de usar a tecnologia na gestão de equipe é que você conseguirá se antecipar aos problemas. Afinal, será possível visualizar em tempo real a operação, independente do local em que esteja sendo realizada.

Isso vai ajudá-lo a atuar preventivamente, evitando a ocorrência de problemas na operação. Por sua vez, essa atitude vai fazer com que a sua empresa se torne mais competitiva e alcance os resultados desejados de forma consistente e segura.

Concentração de Informações Relevantes

Hoje, onde você encontra as informações relevantes da sua empresa? É preciso buscar dados em diferentes lugares antes de tomar uma decisão?

A tecnologia adequada poderá otimizar a busca e a utilização de informações na sua empresa, centralizando-as em único local, a apenas alguns cliques de distância.

Ao fazer a gestão de equipe, é muito importante dar atenção aos fatores que atrapalham a produtividade do seu pessoal. Isso vai ajudá-lo a tomar as atitudes certas para prevenir a ocorrência de problemas e ter os benefícios que mencionamos nesse post.

Quer saber mais sobre como usar a tecnologia para melhorar a gestão de equipes externas?

Entre em contato conosco, teremos prazer em ajudá-lo!

Escrito por Philippe Aymard

Leia Também