Compartilho com vocês algumas ideias apresentadas por Larry Bossidy e Ram Charan no livro EXECUÇÃO – A disciplina para atingir resultados.

Larry Bossidy e Ram Charan no livro EXECUÇÃO – A disciplina para atingir resultados

Larry Bossidy e Ram Charan no livro EXECUÇÃO – A disciplina para atingir resultados

Estratégia é commoditie; qualquer empresa pode ter acesso a frameworks ou serviços de consultoria e escrever documentos direcionadores da ação. Excelência na Execução é diferente. Execução é um conjunto complexo de comportamentos e técnicas que tem a capacidade de gerar valor superior para o cliente e, por sua inerente complexidade, é extremamente difícil de copiar.

O líder que sabe o valor da execução está profundamente envolvido na definição dos ‘Comos’, ‘O ques’ e ‘Quens’ do planejamento, mas não tolhe o trabalho de suas equipes preservando espaço para iniciativas e criatividade.

No livro encontramos algumas dicas de como os líderes devem se comportar para induzir a cultura de execução em suas equipes; são sete comportamentos essenciais:

Conheça seu pessoal e sua empresa: É imprescindível que os líderes tenham contato próximo com a realidade do dia-a-dia, que estejam onde a ação ocorre. Subordinados e a organização em níveis hierárquicos são fundamentais para filtrar a enorme quantidade de eventos e trabalho em uma empresa, mas não devem representar o único canal de informação que chega aos responsáveis pelo negócio. Limitar o recebimento de informações ao que é trazido pelos subordinados diretos sujeita o líder às percepções e limitações de pessoas que muitas vezes não tem a visão “do todo” ou mesmo que possuem agendas não alinhadas às reais necessidades da empresa.

Insista no realismo: O realismo muitas vezes torna a vida corporativa desconfortável pois faz com que as pessoas encarem seus pontos fortes e principalmente seus pontos fracos e dificuldades. O líder deve aceitar o encargo de fazer as perguntas e tomar as decisões difíceis se elas forem as mais adequadas para o contexto apresentado. Isso é muito diferente de ser rude ou grosseiro, significa ser assertivo sabendo que está lidando sempre com pessoas.

Estabeleça metas e prioridades claras: Líderes que executam se concentram em algumas poucas prioridades claras que todos podem entender. Pessoas precisam de um pequeno número de prioridades, 3 ou 4, para melhorar as chances de obterem resultado. Além disso, o líder deve perseguir uma comunicação simples e clara sobre onde quer chegar e como quer fazê-lo.

Conclua o que foi planejado: Planos e metas não significam nada se ninguém as levar a sério e se as pessoas não se comprometerem a trabalhar nelas até sua efetiva implantação. Pessoas devem ser responsabilizadas pelo resultado e cobradas por seu comprometimento.

Recompense quem faz: Se você quer que as pessoas produzam resultados específicos, precisa recompensá-las a altura. Estabeleça incentivos baseados no desempenho como forma de recompensar aqueles que atingem os resultados.

Amplie as habilidades das pessoas pela orientação: Uma das partes mais importantes do trabalho do líder é passar seu conhecimento e experiência para a próxima geração de líderes. O legado de um grande líder pode muito bem ser medido pela formação de novas lideranças; gente que foi orientada e cresceu profissionalmente abrindo espaço para que o próprio líder possa seguir em busca de novos e maiores desafios.

Conheça a si próprio: Compreender e lidar com seus próprios pontos fracos e ser absolutamente honesto consigo mesmo. Ter a capacidade de conviver com diferentes pontos de vista e ser firme para tomar decisões sobre pessoas que não estão desempenhando bem. Esses requisitos são mandatórios para o líder que quer obter sucesso na execução; não existe atalho, não existe alternativa.

Recomendo a leitura do livro!!

Sucesso!

Sumário
A Importância Da Execução
Artigo
A Importância Da Execução
Descrição
Estratégia é commoditie; qualquer empresa pode ter acesso a frameworks ou serviços de consultoria e escrever documentos direcionadores da ação. Excelência na Execução é diferente. Execução é um conjunto complexo de comportamentos e técnicas que tem a capacidade de gerar valor superior para o cliente e, por sua inerente complexidade, é extremamente difícil de copiar.
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DKRO Gestão de Equipes
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