Equipes
02/08/2022

Confira os 5 principais benefícios da gestão de SSMA

SSMA é uma sigla ainda pouco disseminada no mundo corporativo. Em contrapartida, a expressão HSE é bem mais conhecida. As duas siglas, no final das contas, dizem respeito à mesma coisa, ou seja, à preocupação das empresas com segurança, saúde e meio ambiente.

Neste texto, vamos aprofundar no conceito e nos benefícios do SSMA, entendendo de que forma essas diretrizes podem contribuir para o crescimento das empresas.

Boa leitura!

O que é SSMA?

SSMA é uma sigla para Segurança, Saúde e Meio Ambiente. Seu equivalente em inglês é HSE, a sigla para Health, Safety and Environment. Trata-se de um programa que tem como objetivo fazer a empresa tornar-se uma promotora de bem-estar e qualidade de vida.

Colocando o capital humano acima de qualquer outra coisa, esse programa incentiva a promoção de soluções para aumentar a segurança dos funcionários e demais públicos com interesses na empresa, bem como sua saúde.

Além disso, há uma preocupação especial com o meio ambiente, o que é essencial para uma verdadeira qualidade de vida.

Por que é importante ter uma gestão de SSMA?

Uma gestão de SSMA diz respeito àquilo que um grupo de pessoas na empresa ou uma empresa terceirizada realiza na organização para garantir que os benefícios de SSMA sejam experimentados a partir de uma implementação integral do programa.

A principal função da gestão de SSMA é definir papéis, deixando evidente quem são e o que devem fazer cada uma das pessoas envolvidas nos processos de saúde e segurança.

Contar com essa gestão, portanto, é essencial para que as empresas consigam implantar o programa de SSMA.

Benefícios da gestão de SSMA: 5 principais

SSMA não é um programa que existe para garantir que a empresa seja politicamente correta. Longe disso. A implantação das boas práticas de saúde, segurança e cuidado com o meio ambiente procura atender às obrigações legais da empresa e também traz benefícios diretos e claros para toda a operação organizacional.

Há, inclusive, impactos financeiros positivos, o que tem estimulado muitas organizações na implantação da gestão de SSMA como um diferencial competitivo no mercado.

Conheça, a seguir, alguns dos benefícios de investir em SSMA:

Produtividade dos funcionários

Quando há uma preocupação com a segurança e saúde dos funcionários, naturalmente há um aumento da produtividade. Isso porque os colaboradores passam a sentir-se cuidados pela organização, sendo valorizados em todas as suas dimensões e aumentando a motivação.

Se os funcionários trabalham com uma excessiva preocupação com sua segurança, naturalmente a atenção estará dividida, evitando o foco total no trabalho que deve ser desenvolvido.

Em contrapartida, quando a empresa mostra preocupação e cuidado com a segurança do colaborador, este se sente motivado a colaborar ativamente não apenas com a sua própria segurança como também com a de todos os colegas e a comunidade na qual a empresa está inserida e poderá se dedicar com mais afinco às suas tarefas.

Segurança dos colaboradores

Um dos benefícios diretos da implantação do SSMA é a promoção de uma cultura de segurança, estimulando o uso de EPIs, reduzindo as taxas de acidentes e elevando os níveis de maturidade dos funcionários, que irão encarar as medidas de segurança com mais seriedade.

Essa segurança gera diversos benefícios para a empresa, mas o principal é, sobretudo, a preservação da vida do funcionário.

Valor para a empresa

Quando uma organização se posiciona como apoiadora, defensora e executora dos princípios de gestão de SSMA, a empresa passa a ser bem vista no mercado, gerando um valor mais intenso para seus funcionários e causando impactos mercadológicos mais profundos.

Além das questões envolvendo a segurança e a saúde, as questões ambientais são centrais para promover essa geração de valor. Empresas que realizam ações de defesa e preservação ambiental são, hoje em dia, muito bem acolhidas e valorizadas pelo mercado.

Redução de custos

O SSMA também ajuda a reduzir custos desnecessários, já que as ações mais fundamentais para promover a segurança do colaborador serão executadas. Isso significa que gastos com indenizações, por exemplo, tão comuns em grandes empresas e indústrias, serão reduzidos.

O compromisso com a SSMA protege a empresa de muitos problemas envolvendo paralisações desnecessárias, indenizações pagas a funcionários e terceiros, manutenções corretivas em sistemas e equipamentos produtivos e outros custos relacionados com a gestão inadequada da integridade da operação.

Retenção de talentos

Com uma gestão eficiente de SSMA, a retenção de talentos também cresce, isso porque as empresas estarão mais preparadas para desenvolvimento do seu pessoal e aumento da boa imagem como empregadora.

A retenção também cresce porque as novas gerações de profissionais estão cada vez mais engajadas nas questões ambientais. Quando uma empresa se coloca nesse lugar de defesa do meio ambiente, essas novas gerações passam a ver a organização com bons olhos.

5 ações de SSMA para aplicar na sua empresa

Há uma dificuldade bem comum nas empresas, que consiste justamente em entender como os conceitos SSMA ou HSE são aplicados na prática.

Em primeiro lugar, é importante entender que, mais do que práticas, SSMA consiste em uma mentalidade, de executar processos fundamentais com foco na pessoa e no meio ambiente.

Mas há, sim, algumas ações que integram a aplicação dos benefícios SSMA. Confira:

Estimule o uso de EPIs

A prática mais fundamental de aplicação do SSMA é o estímulo ao uso de EPIs, ou seja, dos equipamentos de proteção individual. A falta desses equipamentos, ou de seu uso adequado, representa um grande risco para a segurança dos funcionários.

Previna acidente

Uma cultura de prevenção de acidentes também é parte integrante da gestão de SSMA, já que o maior objetivo do pilar da segurança é justamente evitar a ocorrência de acidentes, antecipando situações de risco e dando uma resposta eficiente.

Um plano de prevenção de acidentes, portanto, é altamente recomendado para empresas que buscam implantar o SSMA.

Controle riscos

Ainda relacionado à segurança, entra em cena o controle de riscos, que consiste em identificar quais são os pontos de atenção que representam riscos à segurança das pessoas na empresa.

Mais do que ações humanas, o controle de riscos foca em situações comuns ao dia a dia da empresa, como equipamentos que podem falhar, substâncias presentes em certos locais, etc.

Fique atento à saúde dos colaboradores

Em terceiro lugar, mas não menos importante, está a atenção especial à saúde dos colaboradores. Mais do que o uso de EPIs, que é um ponto importante dessa atenção à saúde, devem entrar em cena diversas outras situações como, por exemplo:

Respeite o meio ambiente nas realidades do ambiente de trabalho

Por fim, o respeito ao meio ambiente também faz parte da gestão de SSMA. Nesse sentido, devem ser executados programas que busquem preservar o meio ambiente na totalidade, sobretudo no que diz respeito ao ambiente de trabalho.

Para exemplificar tudo isso, considere como pontos de atenção e respeito ao meio ambiente o descarte correto de lixo, a destinação ideal de resíduos tóxicos, reciclagem, economia d’água, etc.

Conclusão

Neste artigo, conhecemos um pouco mais sobre os benefícios da gestão de SSMA e formas de aplicar o programa nas empresas. Em resumo, os principais benefícios são:

Quer continuar a aprofundar-se no assunto? Descubra como otimizar a inspeção de segurança SASSMAQ através de um artigo exclusivo em nosso site.

Escrito por Philippe Aymard

Leia Também