A formalização da entrega de EPIs é uma atividade rotineira de várias empresas, especialmente as que trabalham com atividades consideradas de alto risco. Essas companhias têm o dever de fornecer materiais de proteção para garantir mais segurança ao trabalho de cada funcionário.
Neste conteúdo explicaremos o que são os Equipamentos de Proteção Individual, o porquê o uso é obrigatório para diversas funções e a importância de registrar a entrega dos EPIs. Confira o conteúdo abaixo!
O que são os EPIs?
Como o próprio nome já diz, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são utilizados pelos trabalhadores para que eles tenham mais segurança durante o exercício de suas atividades. Isso acontece porque alguns trabalhos são executados em um ambiente de trabalho que apresenta riscos à saúde do próprio funcionário.
Por esse motivo, existem diversos equipamentos que são utilizados com o objetivo de garantir mais segurança ao trabalho. Entre eles estão os óculos de proteção, máscaras, luvas, capacetes, protetores auriculares, botas, etc.
Qual a importância dos EPIs?
Os equipamentos de proteção individual são uma medida básica para garantir a segurança do trabalho a cada funcionário. Desse modo, ao entregar os EPIs em bom estado, a sua empresa vai demonstrar que se preocupa com a saúde, segurança e o bem-estar de cada funcionário.
Além disso, se a sua empresa entregar e formalizar a entrega dos equipamentos, ela evitará o pagamento de indenizações trabalhistas e outras condições. Dessa forma, podemos dizer que o cumprimento dessa obrigação ajuda as empresas a reduzirem custos e, consequentemente, terão mais capacidade para fazerem investimentos que visem a expansão do negócio.
Por que os equipamentos de proteção individual são obrigatórios?
De acordo com a NR 06, as empresas são obrigadas a fornecer gratuitamente aos empregados EPI adequado ao risco de cada atividade e em perfeito estado de conservação e funcionamento.
A obrigatoriedade do CTI foi implementada para garantir mais segurança do trabalho a cada funcionário que seja submetido a atividades consideradas como insalubres e que, portanto, apresentam determinado grau de risco para a saúde do indivíduo.
Qual a importância de registrar a entrega de EPIs?
Destacamos anteriormente sobre o motivo pelas quais os Equipamentos de Proteção Individual são obrigatórios. Nesse contexto, as empresas devem registrar a entrega de EPIs para que possa comprovar, em um momento posterior, que foram disponibilizados os equipamentos de segurança para cada funcionário.
Em diversos casos é conveniente que a entrega e devolução de EPIs seja feita no local de trabalho do colaborador. Nesse momento é fundamental também fazer o registro para comprovar a entrega do equipamento.
Nessas circunstâncias, garantir que esses registros cheguem aos responsáveis da empresa e sejam adequadamente lançados e arquivados passam a ser desafios ainda mais complexos.
Vale destacar que se a empresa não apresentar nenhuma evidência dessa entrega, está sujeita a sofrer penalizações, como o pagamento de indenizações em ações trabalhistas.
Como um sistema de gestão pode ajudar nessa tarefa?
O sistema visa garantir mais eficácia na formalização e entrega dos EPIs, o que assegura mais segurança aos funcionários e também para as operações da empresa.
A DKRO conta com um sistema que apresenta diversos mecanismos que ajudam a reforçar a comprovação de entrega dos Equipamentos de Proteção Individual. Entre eles estão a gravação de local, data e hora nos registros, a possibilidade de adicionar fotos ao recibo de entrega, a assinatura do colaborador diretamente na tela do celular e mesmo a validação por biometria.
A formalização da entrega de EPIs é um procedimento importante para a segurança e direitos dos seus colaboradores, e por isso, é necessário fazer o registro de forma adequada para não acarretar penalidades. Para este fim, os sistemas de gestão são muito úteis por disponibilizar diversas funcionalidades capazes de auxiliar nessa tarefa.
Se este conteúdo sobre a formalização da entrega de EPIs foi útil para você, que tal acompanhar mais novidades do universo da gestão de equipes? Siga-nos nas redes sociais e receba mais conteúdos relevantes em primeira mão. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram.