
22/02/2021
Relatório Diário de Obra: por que investir em um software?
Você sabe quais as vantagens de investir em um software para elaborar um relatório de obra? Em uma análise inicial,...
Algumas pessoas acreditam que utilizar um sistema de monitoramento pode ser um sinal de desconfiança dos seus colaboradores, mas isso não é verdade. Na realidade, essa prática é imprescindível para a boa gestão de uma empresa e da saúde do negócio, especialmente perante os clientes.
Afinal, ter um sistema de monitoramento eficiente ajuda a acompanhar o que a sua equipe de campo está fazendo. Sendo assim, você pode verificar o que está sendo feito, se os horários estão sendo cumpridos, se as metas estão sendo batidas e oferecer apoio aos funcionários se for necessário.
Sendo assim, essa é uma ferramenta completa que auxilia não apenas o controle interno, mas também pode ser crucial para aumentar o desempenho dos colaboradores e motivá-los a partir dos dados coletados. No entanto, sempre é importante tomar alguns cuidados para tirar o maior proveito dessa ferramenta e não extrapolar nenhum limite.
Por isso, listamos neste artigo alguns cuidados que devem ser tomados ao implementar esse tipo de sistema. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto.
Não, não caia no erro de rastrear todos os passos dos seus colaboradores. Isso é antiético e pode acabar com a confiança de quem trabalha na empresa. Afinal, ninguém se sente confortável ao trabalhar com alguém que esteja observando qualquer atitude, mesmo que elas sejam as mais corretas.
Sendo assim, é importante entender as suas limitações para saber até onde você pode chegar. Uma boa dica nesse sentido é observar as possibilidades dos colaboradores que estão listadas nos contratos de trabalho individuais e nos acordos de confidencialidade feitos. Além disso, veja quais são os direitos que você tem para controlar os dados e utilizar ferramentas de rastreio.
Depois de observar os contratos e acordos, você já terá uma noção do que pode e do que não pode ser rastreado com o sistema de monitoramento. Com essas informações em mãos, é a hora de escrever um conjunto de normas que definirá como esse processo funcionará.
Esse conjunto de normas será a política de rastreamento e nela será importante delimitar o que será rastreado e em quais momentos do dia, quais softwares serão utilizados, como isso será feito etc. Ou seja, defina tudo que pode ser relevante nessa ação.
Após ter todas as normas definidas e devidamente escritas, chega a hora de divulgá-las para que todos os colaboradores as conheçam. Para isso, entre em contato com eles a partir do e-mail da empresa e faça ações internas que mostrem como a política funciona e o motivo dela existir.
Também é preciso notificar os funcionários em relação a qualquer sistema de monitoramento que exista na instituição e quais ações eles fazem (como identificação da localização, gravações de áudio ou vídeo etc). Além disso, certifique-se de que todos estejam de acordo e recolha assinaturas que comprovem o conhecimento do uso dessa ferramenta.
Além disso, hoje todas as empresas precisam se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), tanto no âmbito interno, quanto no externo. Isso significa que a empresa deve ter ciência de que está coletando informações profissionais dos seus colaboradores, tendo a obrigação de manter todos esses dados seguros e disponíveis aos funcionários.
Tome cuidados adicionais se pretende monitorar pessoal contratado por outros regimes que não o de CLT. Prestadores de Serviços, Representantes Autônomos, Freelancers e outros, devem concordar explicitamente com qualquer tipo de acompanhamento remoto de seu trabalho e mesmo com a instalação de Aplicativos em seus aparelhos móveis.
A empresa deve estar ciente de que nesses casos o Monitoramento deve ser exclusivamente durante a execução das tarefas contratadas evitando o acompanhamento de deslocamentos e o início e final da jornada de trabalho; afinal o vínculo desses profissionais com a empresa é diferenciado em relação aos que estão contratados pelas regras definidas na CLT. Na dúvida, é sempre importante consultar o departamento jurídico ou um advogado de confiança.
O Sistema de Gestão de Equipes Externas da DKRO é uma solução completa e inovadora que auxilia gestores que precisam observar o andamento do trabalho externo. Com ele, é possível acompanhar tudo o que a equipe externa faz em tempo real e ainda ter o registro de eventos importantes sem nenhuma ação manual.
Isso acontece na Visão de Mapa, uma funcionalidade da ferramenta na qual você pode ver onde cada funcionário está e qual atividade está fazendo. Além disso, há um histórico detalhado do que já foi feito no dia. E mais: ainda é possível integrar a plataforma a rastreadores de veículos e sistemas de telemetria para trabalhar com mais efetividade.
A DKRO, está qualificada e preparada para processar e oferecer dados de monitoramento de qualidade. Assine a nossa Newsletter e saiba mais sobre nós, otimizações que a gestão do seu negócio pode ter, novidades do mercado e muito mais!