Blog
14/06/2019

Tecnologias Colaborativas

O cenário corporativo atual é regido pela velocidade das inovações e da globalização da economia. Hoje em dia todas as regiões do mundo são conectadas e os acontecimentos de uma parte do globo afetam quase que instantaneamente a outra.

A conexão entre pessoas adquire papel relevante neste cenário e os conceitos de “colaboração”, “mobilidade” e “interação” passam a ser diretrizes das corporações que desejam manterem-se competitivas e produtivas. O compartilhamento de informações e de conhecimento entre colaboradores podem potencializar a capacidade de uma pessoa ou de uma equipe atingir seus objetivos e metas.

Trabalhar em colaboração significa romper com aquelas atividades tradicionais, focadas apenas nas ações individuais, e trabalhar em equipe, de forma colaborativa, proporcionando negócios mais rápidos e eficientes.

As tecnologias colaborativas surgem para facilitar o trabalho em equipe dentro de um ambiente organizacional corporativo.

Mas o que são as tecnologias colaborativas?

As tecnologias colaborativas permitem que os profissionais se conectem e compartilhem informações em tempo real, organizando melhor o fluxo de trabalho e aumentando a produtividade de serviços internos e externos.

As principais vantagens que as tecnologias colaborativas podem oferecer são:  

Conectividade e Produtividade

A conexão entre os profissionais por meio de diversos dispositivos e de configurações avançadas possibilita uma interação aprimorada em qualquer lugar do mundo.  A comunicação e o compartilhamento de ideias são rápidos e as atividades de trabalho podem ser realizadas de qualquer lugar, reduzindo tempo e custos de viagens de negócios. Equipes internas e externas da empresa podem trabalhar de forma interligada, o que possibilita uma rápida resolução dos problemas.

Gestão Eficiente de Conteúdos

As informações e os documentos podem ser armazenados e compartilhados entre os membros de uma equipe de forma segura, rápida e eficiente. O acesso a tais informações (coleta de dados, avaliação e validação de relatórios, por exemplo) pode ocorrer de forma remota, em qualquer lugar, otimizando os trabalhos das equipes externas. Processos internos e fluxos de trabalho também podem ser estabelecidos e organizados conforme as melhores práticas, ajudando o controle e compliance da empresa.

Gerenciamento de Equipes Externas

As tecnologias colaborativas trazem importantes soluções para auxiliar e otimizar o gerenciamento desses serviços: planejamento e controle de agenda; otimização de roteiros; interação com os clientes; apontamento de jornada; notificação e alertas; formulários digitais; medição de performance, gestão de ordens de serviços etc. As atividades das equipes externas são distribuídas, organizadas e gerenciadas pelos gestores por meio de recursos que permitem acompanhamento e controle em tempo real, de acordo com as necessidades das equipes.

Negócios Mais Rápidos e eficientes

Tecnologias colaborativas possibilitam extrair o melhor rendimento possível, no que concerne a qualquer área de atividade. As formas de colaboração são capazes de interligar equipes internas e externas, garantindo agilidade nas comunicações, resolução rápida dos problemas, aumento do desempenho operacional e a consequente promoção de um ambiente organizacional corporativo eficiente. 

É certo, portanto, que os benefícios das Tecnologias Colaborativas são significativos. São ferramentas que podem direcionar todo o curso dos planos de ações e executar estratégias de negócios eficientes. Estratégias de negócios eficientes gera vantagem competitiva, essencial para o diferencial de cada empresa!

Escrito por Philippe Aymard

Leia Também