A papelada se acumula rapidamente e logo dá lugar à desordem. São tantos e-mails, atividades externas, reuniões e tantas outras demandas diárias do ambiente corporativo que não sabemos exatamente o que fazer com elas. Com isso, não conseguimos priorizar as coisas mais importantes e o nosso nível de produtividade fica cada vez mais comprometido.

E as consequências no desempenho profissional são significativas quando não conseguimos gerenciar o tempo e o trabalho de forma eficiente.

Sabemos, no entanto, que trabalhar mais horas não significa, necessariamente, maior produtividade.

Mas afinal o que torna um profissional produtivo e eficiente? Como entregar mais resultado, usando o menor número de recursos possíveis?

Robert C. Pozen, professor do MIT Sloan e autor da obra “Extreme Productivity – Boost your results, produce your hours” nos apresenta algumas sugestões práticas a respeito de alta performance no trabalho. Listamos aqui algumas delas:

Primeiro mantenha sempre o foco em suas prioridades e realize, ao final do dia um planejamento do seu trabalho para o dia seguinte com base nessas prioridades.  Todas as suas ações devem ser dirigidas com um objetivo devidamente definido.

Emergências e eventos não planejados devem ter um tempo separado em sua programação diária.

Leia, escreva e fale de maneira mais rápida, direta e eficiente! Envie uma lista pontual sobre os assuntos que deverão ser discutidos em cada reunião a todos os participantes. Limite o tempo de cada reunião para, no máximo, 90 minutos e as encerre definindo os próximos passos que devem ser tomados e por quem. Isso o ajudará a otimizar as reuniões realizadas ao longo dia, que, se não conduzidas adequadamente e de forma eficiente poderão tomar um tempo desnecessário e muitas vezes sem o resultado esperado.

Ao redigir relatórios e/ou outros documentos relevantes, escreva antes uma lista com a ordem lógica das informações que precisam ser incluídas.

Delegue funções ao seu time e desenvolva técnicas para lidar com a sobrecarga de trabalho, reuniões e informações.

Trabalho em Equipe

Trabalho em equipe tem por pressuposto a junção de esforços em busca de um resultado mais eficiente. Mas não é sempre que acontece dessa forma. Sem objetivos claros e métricas de sucesso, o trabalho em equipe pode ser tornar improdutivo.

Quando o trabalho em equipe é externo então, as dificuldades aumentam ainda mais. Gerenciar de forma eficiente os trabalhos das equipes externas requer a formalização de procedimentos e processos.

Nesse sentido, o professor do MIT Sloan nos orienta também a criar processos para melhorar o desempenho de sua equipe e evitar erros futuros.

Essas são algumas orientações que podem ajudar a melhorar o seu desempenho profissional e produtividade no trabalho.

Alinhado a tais orientações sabemos que a utilização de sistemas de gerenciamento podem ser ótimas ferramentas para implementar essas ações de forma eficiente e estratégica.

Ferramentas de gestão irão ajuda-lo a formalizar procedimentos para melhorar e aprimorar os seus processos internos e externos.Conheça o Sistema DKRO e suas principais funcionalidades que poderão melhorar significativamente o desempenho de sua empresa. Um modelo de gestão inteligente que potencializa o trabalho de colaboradores e gestores!

Sumário
Produtividade e Eficiência no Trabalho
Artigo
Produtividade e Eficiência no Trabalho
Descrição
DKRO e suas principais funcionalidades que poderão melhorar significativamente o desempenho de sua equipe de trabalho. Um modelo de gestão inteligente que potencializa o trabalho de colaboradores e gestores!
Autor
Publicado por
DKRO Gestão de Equipes
Marca