6 passos para criar um plano de segurança do trabalho

Um plano de segurança do trabalho é fundamental para que uma empresa consiga garantir proteção e segurança para os colaboradores, prevenindo os riscos relacionados a acidentes de trabalho.

Afinal, independentemente do setor da empresa, enfrentar acidentes de trabalho representa impactos sumariamente negativos sob diversas perspectivas, mas sobretudo para proteção da vida humana.

Gestores precisam buscar formas de gerenciar os potenciais riscos nas atividades empresariais executadas. Essa tarefa é facilitada quando há um bom plano de segurança do trabalho.

Neste artigo, você poderá compreender ao que se refere o plano de segurança do trabalho, sua importância e como criar um.

O que é um plano de segurança do trabalho?

O plano se segurança do trabalho é um documento que visa planejar todo o modus operandi de uma empresa com relação à segurança dos colaboradores. Através desse plano, é diagnosticado o estado atual da segurança, além de possibilitar definir ações práticas que organizam o setor de segurança.

Como grande trunfo do plano de segurança do trabalho podemos destacar a prevenção, uma vez que neste plano são definidas algumas ações com potencial para evitar qualquer tipo de acidente.

Dessa forma, há uma proteção mais efetiva para a vida dos colaboradores e, também, para a empresa.

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Qual a importância do plano de segurança do trabalho?

Por ter uma economia bastante desenvolvida, o Brasil conta com um grande número de pessoas em postos de trabalho que fornecem algum nível de risco no cotidiano.

É por essa razão que os órgãos especializados destacam os altos índices de acidentes de trabalho no país. O plano de segurança do trabalho tem justamente a importância de permitir a diminuição desses índices tão negativos.

Quando acidentes são evitados, a vida humana é preservada e a empresa evita enfrentar problemas jurídicos que, por vezes, impactam até mesmo na saúde financeira da organização.

Além de tudo isso, um plano de segurança do trabalho também garante que a empresa cumpra todas as exigências legais com relação à prevenção de acidentes.

6 passos para criar um plano de segurança do trabalho

O documento do plano de segurança do trabalho deve reunir as ações que a empresa visa tomar para garantir a segurança dos colaboradores e evitar acidentes. Trata-se de um documento importante e, por isso, deve ser redigido com muita atenção.

Confira, a seguir, como criar um plano de segurança do trabalho, na prática:

Mapeie os riscos

Antes de qualquer apontamento prático, o plano deve ser criado a partir de um diagnóstico preciso do estado atual das coisas. Para isso, será necessário mapear todos os riscos presentes em cada posto de trabalho.

Além desse mapeamento, também é fundamental classificar os riscos a partir da gravidade de cada um deles e o grau de probabilidade de acidentes. Essas informações serão levantadas em conjunto com os colaboradores que estão no cotidiano do posto.

Com os riscos mapeados, também é possível pedir que os colaboradores enviem propostas de soluções para cada um dos problemas levantados. Essa é uma ótima oportunidade para engajar o time e obter informações valiosas de quem está à frente da operação. 

Defina os EPCs e EPIs necessários

Quando não é viável eliminar os riscos identificados, será necessário lançar mão do uso de Equipamentos de Proteção Coletiva e/ou dos Equipamentos de Proteção Individual. 

Os equipamentos de proteção individual exercem um papel central na segurança do trabalho. Por isso, é de suma importância calcular a quantidade correta necessária para o desenvolvimento dos trabalhos, sempre com uma margem que evite faltas de qualquer tipo.

Entre as principais categorias de EPIs, podemos destacar:

  • EPIs de prevenção a quedas;
  • EPIs de proteção auditiva;
  • EPIs de proteção para cabeça e membros;
  • EPIs contra alterações de pressão;
  • EPIs de proteção contra contaminações por substâncias diversas;

Realize treinamentos

O plano de segurança do trabalho também deve prever uma regularidade de treinamentos, de modo que cada colaborador saiba como operar de forma segura e esteja preparado para agir em situações de perigo, uma vez que cada pessoa, individualmente, é o principal agente de segurança para si mesmo.

Para aumentar a efetividade deste tipo de treinamento, é fundamental buscar inovar no formato e dar sempre um ritmo diferenciado para as palestras, priorizando dinâmicas e atividades interativas.

Além disso, também é possível promover debates e rodas de conversa, que sempre são muito produtivos.

Padronize os processos

O plano de segurança também exige que haja um esforço para que os processos sejam padronizados. Isso é fundamental para evitar que diversas abordagens e a falta de exatidão em certos procedimentos não gerem confusão e atrapalhem momentos cruciais que podem oferecer riscos graves à integridade das pessoas.

Como tarefa básica dessa padronização está o apontamento prático de quem é responsável pelo que, além dos registros dos mais diversos procedimentos relacionados à segurança do trabalho.

Isso tudo é importante não apenas para garantir o cumprimento das ações de segurança, mas para permitir a identificação de gargalos e falhas diversas nos processos.

Estude a fundo os incidentes ocorridos

A investigação de incidentes é uma oportunidade de aprendizado importante assim como estudar os registros de condições e atos inseguros. Por isso, manter registros detalhados e dados estatísticos dos incidentes ocorridos e oportunidades de melhoria também é muito importante para o acompanhamento do plano de segurança do trabalho.

Isso ajudará, também, a criar planos mais eficientes no futuro, uma vez que as informações estarão devidamente organizadas e salvas.

Lembra do passo anterior onde falamos da necessidade de padronizar processos? Não esqueça de definir um fluxo para que os acidentes sejam devidamente registrados.

Defina as equipes de trabalho

Para encerrar, também é importante destacar que a definição de equipes de trabalho e seu escopo de atuação é uma parte fundamental do plano de segurança. Essa definição deve ser feita para evitar que pessoas inaptas para certas tarefas acabem tentando realizá-las, podendo causar acidentes pela falta de experiência com determinada função.

Conclusão

Neste artigo, entendemos que o plano de segurança do trabalho é um documento que visa planejar todo o modus operandi de uma empresa com relação à segurança dos colaboradores.

Sua importância está relacionada sobretudo à diminuição do índice de acidentes, preservação da vida humana, blindagem da saúde financeira da organização e cumprimento de todas as leis e exigências.

Para criar um plano eficiente, basta seguir os seis passos que trouxemos. Relembre-os:

  1. Mapeie os riscos
  2. Defina os EPIs necessários
  3. Realize treinamentos
  4. Padronize os processos
  5. Anote os acidentes ocorridos
  6. Defina as equipes de trabalho

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Escrito por <strong>Philippe Aymard</strong>

Escrito por Philippe Aymard

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