Você quer ter sucesso na gestão de uma equipe descentralizada? Hoje, selecionamos algumas dicas para ajudar você nesse desafio

Hoje, equipes descentralizadas, remotas e externas estão cada vez mais comuns.

Graças aos avanços da tecnologia, está se tornando muito comum trabalhar com pessoas a quilômetros de distância de forma eficiente.

Hoje, grande parte de uma equipe pode estar em trabalho remoto, ou trabalhando de forma descentralizada.

Técnicos, por exemplo, não precisam passar no escritório da empresa para estudarem suas rotas; por outro lado, essa também é a realidade de outros profissionais.

Independente de qual seja o seu negócio, tenha ele necessidades de um time em campo, como técnicos e vendedores, ou seja ele pautado em modelos tradicionais, você pode se beneficiar de uma equipe descentralizada.

O que você pode fazer para garantir que essa distância não diminua a produtividade?

Se você quer encontrar essas respostas, trouxemos algumas dicas para aumentar a produtividade em uma equipe descentralizada.

1. Use um gerenciador de tarefas

Trabalhar com um objetivo claro é muito mais fácil.

É ainda mais fácil planejar objetivos quando você pode ver a carga de trabalho da semana inteira de forma organizada.

É por isso que usar um gerenciador de tarefas é uma ferramenta indispensável em uma equipe descentralizada.

Os funcionários poderão acompanhar os prazos e ver o volume de trabalho e os gestores poderão ver o progresso e discutir tarefas com seu time.

2. Minimize reuniões

Reuniões em equipes descentralizadas, por padrão, devem ser mínimas.

Com esse formato de trabalho, é muito difícil reunir todo mundo, e com uma equipe descentralizada maior, quase impossível.

Você deve tentar minimizar ou eliminar totalmente as reuniões em massa.

Use um gerenciador de tarefas para comunicar metas de reuniões com grupos menores de funcionários. Desta forma, é muito mais fácil comunicar tudo o que é importante para todo o grupo e ninguém perde nada

3. Organize um forte sistema de comunicação interna para uma melhor gestão

Como dissemos, a comunicação é uma enorme dificuldade em equipes descentralizadas.

Mesmo algumas das dicas que mencionamos acima podem ser difíceis de implementar para todos os membros, dependendo do tamanho.

Algo que é vital para todas as equipes é criar um bom sistema interno de comunicação para centralizar diferentes métodos de comunicação e unir todos os funcionários.

Para organizar e simplificar a comunicação, organize o fluxo por diferentes grupos de funcionários, conforme seus projetos e funções.

4. Revise periodicamente a produtividade

Uma característica positiva das equipes descentralizadas é que elas estão constantemente mudando.

Os membros de uma equipe dependem de coisas externas, como seus próprios processos e ambientes, e isso pode afetar a produtividade.

Revise e analise periodicamente os indicadores de sua produtividade.

Veja como a equipe se adapta às mudanças no processo que você faz para determinar a melhor maneira de trabalhar em conjunto.

A adaptação é uma parte muito importante do sucesso das equipes descentralizadas.

É possível ter uma equipe descentralizada de sucesso

Com a ajuda da tecnologia, o trabalho remoto com uma equipe descentralizada pode ser mais bem sucedido do que se imagina.

Levando em consideração ferramentas de gestão específicas para cada modalidade de trabalho, é possível garantir uma equipe qualificada e competente.

Há alguns anos, era difícil prever que, em menos de 1 década, o trabalho à distância se tornaria algo comum em empresas de vários segmentos.

Hoje, com planejamento e processos, o desafio de gerenciar uma equipe descentralizada pode ser menor, com controle e disciplina.

Essas 2 diretrizes, combinadas com o ferramental tecnológico, trazem para as empresas, a tranquilidade de saber que sua equipe descentralizada está cumprindo com seu papel e objetivos.

Sumário
Dicas para gerenciar uma equipe descentralizada e aumentar a produtividade
Artigo
Dicas para gerenciar uma equipe descentralizada e aumentar a produtividade
Descrição
Hoje, equipes descentralizadas, remotas e externas estão cada vez mais comuns. Técnicos, por exemplo, não precisam passar no escritório da empresa para estudarem suas rotas; por outro lado, essa também é a realidade de outros profissionais.
Autor
Publicado por
DKRO Gestão de Equipes
Marca