Gestão de Equipes
07/03/2019

6 dicas para gerenciar times técnicos

Você já parou para pensar como é possível gerenciar times técnicos de maneira mais efetiva e com melhores resultados? Hoje, vamos compartilhar dicas importantes com você!

Gerenciar times técnicos envolve um tanto de arte e de ciência. Se eles estiverem na rua então, será essencial dosar as 2 coisas.

Se você não acredita nisso, tente medir a produtividade de seus funcionários individualmente tendo como métrica a rapidez de solução de problemas.

Pode ser que você veja um outro problema saltar em cima de você.

Por meio da tentativa e erro, leitura e longas discussões com técnicos, reunimos alguns segredos que irão ajudar você a gerenciar times técnicos com sucesso.

Recompense a Solução de Problemas

Seu time técnico adora resolver problemas e construir novas soluções. Pelo menos deveria.

Tentar descobrir quais incentivos podem fomentar essa característica fundamental pode ser difícil.

Experimente elevar a importância da sua empresa e a capacidade de construir ótimos produtos.

O time técnico é importante para a empresa, então você precisa prestar atenção nele.

Incuta orgulho nos esforços de seus técnicos por meio de reuniões gerais, mensagens em grupos ou blogs.

Outra coisa que você pode fazer é compensar a equipe técnica adequadamente.

Isso vai evitar que sua rotatividade de funcionários aumente e que você tenha que sempre estar investindo em contratação e desenvolvimento de novos funcionários, ao invés de reciclar e aperfeiçoar os atuais.

Confie no Seu Time

Nunca prescreva diretrizes para alcançar o sucesso técnico. Isso é algo que seu time técnico, muitas vezes, conhece mais do que você.

Em vez disso, defina objetivos e cronogramas claros, desde o nível do projeto/métricas até o nível da equipe.

Em seguida, deixe-os trabalhar em como definir e organizar o trabalho para atingir os objetivos.

Você terá equipes mais entusiasmadas e comprometidas, e consequentemente, prestará um melhor serviço aos seus clientes.

Compartilhe o Feedback do Cliente

Os técnicos respondem bem aos dados. Dê feedback à sua equipe sobre como o seu trabalho está sendo visto e, principalmente como tem beneficiado a organização.

Invista tempo em validar o desempenho de sua equipe técnica e coletar informações com clientes, se necessário.

certifique-se que todo o departamento esteja ciente do feedback e trabalhem em melhorias.

Desenvolve um Sistema Agricultor

O que isso significa? Significa que você construirá o melhor time contratando talentos iniciantes em vários níveis na organização.

À medida que você cresce, você pode colocar as pessoas que passaram por sua equipe em funções avançadas, diminuindo o risco de falharem em seus novos trabalhos.

Para quem estiver adotando a responsabilidade de progredir, há enormes eficiências em se atualizar quando eles podem confiar tanto no conhecimento institucional quanto no técnico.

Quando falamos em funcionários de nível técnico, lembre-se que o que eles sabem é muito mais importante do que onde aprenderam.

Comprometa-se em treinamento e desenvolvimento para sua equipe.

Eles vão render dividendos em produtividade e, até mesmo, satisfação de clientes. Além disso, maiores são as chances de você mantê-los fiéis.

Não Superestime a Gestão

Por último, mas não menos importante, crie um sistema em que seus técnicos não precisem se tornar gerentes para avançarem na carreira.

A maioria das empresas paga mais aos gestores, na suposição de que os gerentes devem ter salários significativamente maiores.

Isso superestima a contribuição de alguns gestores.

Não cometa esse erro. Os gestores são importantes, mas dê valor à sua equipe técnica. Pague-os bem para refletir esse valor.

Nada é mais valioso ao time técnico do que poder controlar seu destino de carreira estando numa meritocracia comprometida.

Desenvolva uma hierarquia técnica para recompensar e reconhecer realizações e capacidades técnicas.

Usufrua desses benefícios para gerenciar times técnicos com sucesso

O time técnico é responsável pelo sucesso ou fracasso de seus produtos e serviços.

Gerencia-los de maneira eficiente vai garantir um melhor resultado em diversas áreas da sua empresa.

Invista em melhorias e aproxime seu departamento técnico de sua visão.

Muitas vezes, eles são os principais contatos de um cliente com sua empresa e, não tirar vantagem disso pode ser um problema.

Selecione algumas de nossas dicas para serem implementadas no seu negócio e esteja pronto para gerenciar times técnicos com sucesso. Seu negócio agradece!

Escrito por Philippe Aymard

Leia Também