Blog
21/05/2019

Coleta e Transporte de Material Biológico: Logística e Monitoramento

Serviços de saúde e empresas que realizam a coleta e o transporte de material biológico humano para fins de diagnóstico clínico podem enfrentar grandes desafios para garantir a integridade e a segurança dos produtos e estar em compliance com as normativas regulatórias e legislações vigentes.

Os materiais biológicos coletados devem ser transportados de forma apropriada a fim de preservar a sua estabilidade durante todo o percurso e garantir a segurança do pessoal envolvido neste processo. Distância e duração do transporte, por exemplo, são fatores que devem ser previamente considerados e monitorados em tempo real para garantir a qualidade dos materiais biológicos. Falhas nos processos de coleta ou de transporte podem levar a erro de análise na triagem laboratorial, contaminação, deterioração e até mesmo perda de qualidade do produto. Além disso, tais falhas podem trazer consequências ambientais negativas e até por em risco a saúde dos trabalhadores envolvidos.

Por tais razões, a padronização, roteirização, rastreamento e monitoramento dos processos de coleta e de transporte de material biológico humano são medidas que visam assegurar o cumprimento de boas práticas e de padrões de qualidade e segurança.

A tecnologia pode se apresentar como grande aliada nesses processos. Softwares de Gestão podem ser customizados para padronizar, rastrear e monitorar a rotina de coleta e de transporte de material, bem como gerenciar os riscos logísticos dessas operações.

Destacamos aqui alguns benefícios que um Sistema de Gestão pode apresentar às empresas que atuam nesse ramo de atividade:

Essas são apenas algumas funcionalidades de ferramentas de gestão que podem auxiliar de maneira significativa as atividades que envolvem a coleta e o transporte de material biológico humano. O Sistema DKRO contempla essas e outras funcionalidades que poderão melhorar significativamente o desempenho de sua empresa. Venha nos conhecer, teremos prazer em apresentar nossas soluções tecnológicas!

Escrito por Philippe Aymard

Leia Também