Coleta e Transporte de Material Biológico: Logística e Monitoramento

Serviços de saúde e empresas que realizam a coleta e o transporte de material biológico humano para fins de diagnóstico clínico podem enfrentar grandes desafios para garantir a integridade e a segurança dos produtos e estar em compliance com as normativas regulatórias e legislações vigentes.

Os materiais biológicos coletados devem ser transportados de forma apropriada a fim de preservar a sua estabilidade durante todo o percurso e garantir a segurança do pessoal envolvido neste processo. Distância e duração do transporte, por exemplo, são fatores que devem ser previamente considerados e monitorados em tempo real para garantir a qualidade dos materiais biológicos. Falhas nos processos de coleta ou de transporte podem levar a erro de análise na triagem laboratorial, contaminação, deterioração e até mesmo perda de qualidade do produto. Além disso, tais falhas podem trazer consequências ambientais negativas e até por em risco a saúde dos trabalhadores envolvidos.

Por tais razões, a padronização, roteirização, rastreamento e monitoramento dos processos de coleta e de transporte de material biológico humano são medidas que visam assegurar o cumprimento de boas práticas e de padrões de qualidade e segurança.

A tecnologia pode se apresentar como grande aliada nesses processos. Softwares de Gestão podem ser customizados para padronizar, rastrear e monitorar a rotina de coleta e de transporte de material, bem como gerenciar os riscos logísticos dessas operações.

Destacamos aqui alguns benefícios que um Sistema de Gestão pode apresentar às empresas que atuam nesse ramo de atividade:

  • Padronização e roteirização para os procedimentos de coleta, transporte, processamento, armazenamento, liberação e disponibilização de material biológico de acordo com padrões de qualidade e segurança necessários, e, com os requisitos regulatórios;
  • Rastreamento e monitoramento de modo contínuo e em tempo real do transporte de material biológico e das atividades realizadas pelos colaboradores.
  • Registros eletrônicos do processo de rastreabilidade para fins de certificação de conformidade;
  • Gerenciamento de riscos logísticos: mapeamento estratégico dos destinos planejados e opcionais e mecanismo hábil de comunicação entre os colaboradores envolvidos;
  • Gestão de documentação: emissão, disponibilização e arquivamento eletrônico de protocolos, relatórios de operações e desempenho e formulários;
  • Gestão de erros: registros de não conformidades e definição de medidas preventivas e corretivas.

Essas são apenas algumas funcionalidades de ferramentas de gestão que podem auxiliar de maneira significativa as atividades que envolvem a coleta e o transporte de material biológico humano. O Sistema DKRO contempla essas e outras funcionalidades que poderão melhorar significativamente o desempenho de sua empresa. Venha nos conhecer, teremos prazer em apresentar nossas soluções tecnológicas!

Compartilhe:

Escrito por <strong>Philippe Aymard</strong>

Escrito por Philippe Aymard

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Categorias