6 dicas para fazer um controle eficiente de avarias em ferramentas

O controle de avarias é um assunto central para a logística das empresas. Isso porque, sua correta execução, envolve impactos profundos nos custos e nos resultados financeiros da organização.

Uma boa gestão, nesse sentido, sabe como lidar de forma coerente com essa questão, buscando promover soluções que potencializam os resultados e garantam uma qualidade total para os produtos.

Esse trabalho, no entanto, não é muito fácil, porque o controle de avarias envolve a identificação dos mais variados tipos de ocorrências e a identificação do responsável pela avaria, já que, em cada fase do produto na empresa, existem riscos de avarias.

Neste artigo entenderemos melhor o que é o controle de avarias, sua importância e dicas de implementação, especialmente aplicados a ferramentas. Boa leitura!

O que é um controle de avarias?

O controle de avarias consiste em um esforço da empresa para, sistematicamente, identificar danos nas ferramentas, de modo a conseguir tomar medidas para correção dos problemas levantados. Controle de avarias, portanto, é fundamental para diminuir custos.

Esse tipo de ocorrência causa impactos bem negativos para a empresa. O principal está relacionado ao aumento de custos, já que uma empresa com muitas avarias em ferramentas terá atraso na execução dos trabalhos, custos elevados de manutenção e redução na vida útil de seus ativos.

De forma geral, o surgimento de avarias está relacionado à falta de procedimentos adequados e de treinamento do pessoal.

Qual a importância do controle de avarias em ferramentas?

Para ferramentas, o controle de avarias é muito importante, justamente devido aos impactos que uma ferramentaria com problemas causam na produtividade da empresa. É uma lição básica que todo gestor sabe: para que o trabalho se desenvolva bem, é preciso que os funcionários tenham as ferramentas necessárias, e em bom estado.

Além disso, ainda que algumas avarias não paralisem o trabalho, podem muito bem afetar a qualidade do produto entregue. Nesses casos, será o cliente que sentirá os efeitos da deficiência de gestão, o que é péssimo para a imagem da empresa.

6 dicas para fazer um controle eficiente de avarias em ferramentas

Somente uma observação minuciosa é capaz de identificar avarias em ferramentas. Isso porque, por vezes, os defeitos são minúsculos, a tal ponto que nem as pessoas que lidam com aquela ferramenta conseguem percebê-los.

Essa observação pode ocorrer de diversas formas. A primeira, que vale a pena destacar, é a indireta, que consiste em observar os sintomas de possíveis surgimentos.

É o caso, por exemplo, do acompanhamento dos números de produtividade. Quando caem, há algo errado, e pode muito bem ser o surgimento de avarias. Outro indicador pode ser o aumento no número de não conformidades impactando nos índices de qualidade dos produtos e serviços da empresa.

A segunda forma de observar é direta, e consiste em acompanhar o mais de perto possível o cotidiano de uso das ferramentas com o uso de checklists periódicos. Esse acompanhamento pode ser desempenhado por uma pessoa cuja função única será essa na empresa. Ou, então, através da tecnologia.

Conheça, a seguir, seis dicas para conseguir desempenhar um controle eficiente de avarias:

Utilize indicadores

Para fazer um controle de avarias, no que diz respeito a ferramentas, o primeiro passo é a utilização de indicadores, que servirão como referências na identificação do surgimento de avarias.

Cada área deve ser mensurada a partir de indicadores particulares, mas também é necessário haver números de referência para a empresa, como um todo. A definição desses indicadores deve ocorrer a partir da percepção da realidade de cada área.

Não podem ser números genéricos, mas que fazem realmente sentido naquele contexto.

Identifique e analise as avarias

Para promover um efetivo controle de avarias, além de contar com indicadores, também é importante realizar inventários esporádicos. Esses inventários permitem uma identificação mais direta de avarias, especialmente através da compreensão do porquê essas avarias ocorreram.

Consiste em fazer o caminho contrário das perdas, partindo dessas últimas para conseguir encontrar as razões e solucioná-las, evitando maiores prejuízos futuros. A periodicidade recomendada para esse tipo de ação é trimestral, mas cada empresa terá sua frequência mais adequada.

Tenha um setor responsável pela prevenção de perdas

Se houver estrutura de pessoal suficiente para isso, uma boa prática do controle de avarias é contar com um setor responsável pela prevenção desse tipo de acontecimento. Enquanto nas dicas anteriores só é possível agir quando a perda ocorre, aqui não. A ideia é justamente evitar a ocorrência.

Estruturar uma área dedicada à prevenção de perdas parece ser uma das ações com melhores resultados.

Escute os colaboradores

Quem está na ponta do problema é o colaborador. Infelizmente, é comum que o gestor esteja muito distante da realidade cotidiana da empresa em que ocorrem as avarias em decorrência da utilização de ferramentas, por exemplo. 

Nesse sentido, um caminho fundamental para melhorar os resultados da gestão e evitar avarias é ouvir os colaboradores. Com certeza, soluções muito criativas e eficientes irão surgir, impactando diretamente os resultados.

Criar programas de inovação, por exemplo, é uma ação inteligente que consegue estimular uma participação mais ativa dos colaboradores.

Crie um checklist para organizar processos

A organização de processos gerenciais e táticos é essencial para o controle de avarias em ferramentas. Isso porque o cenário contrário, ou seja, a desorganização, é a principal responsável por causar problemas.

Quando as razões principais da ocorrência de avarias são identificadas, ficará mais fácil propor soluções. Isso porque, ao criar um checklist, os funcionários serão aos poucos educados em uma cultura de zero avaria.

E empresa só tem a ganhar com esse tipo de solução.

Use a tecnologia a seu favor

Por fim, a última dica seja talvez a mais valiosa, pois se trata do uso da tecnologia para proporcionar um mais efetivo controle de avarias. Há soluções, como o sistema DKRO, que consegue, dentre outras coisas:

  • planejar rotinas de equipes;
  • gerar relatórios com indicadores personalizáveis;
  • dar acesso facilitado a dados;
  • e muito mais.

Conclusão

Neste artigo, entendemos melhor o controle de avarias, definido como um esforço da empresa para, sistematicamente, identificar danos nas ferramentas, de modo a conseguir tomar medidas para correção dos problemas levantados.

Com relação a sua importância, ficou claro que há um impacto na questão dos custos e da produtividade. Por isso, também apresentamos seis dicas para fazer um controle de avarias eficiente:

  1. Utilize indicadores
  2. Identifique e analise as avarias
  3. Tenha um setor responsável pela prevenção de perdas
  4. Escute os colaboradores
  5. Crie um checklist para organizar processos
  6. Use a tecnologia a seu favor

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Escrito por <strong>Philippe Aymard</strong>

Escrito por Philippe Aymard

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